Florianópolis recebe maior evento da agronomia brasileira nesta terça (19)

Congresso realizado pela Confaeab e pela Feagro-SC discutirá assuntos relevantes à sociedade e ao agronegócio brasileiro. Inscrições já estão abertas

Evento acontece a cada dois anos
18.OUT.2021

Começa nesta terça-feira (19) a 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia, evento realizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC). O evento é bianual e acontece até 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis. Pela primeira vez em todos estes anos, terá participantes de forma presencial e online.

O congresso terá como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação”, e tratará de assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. O evento é voltado aos profissionais da agronomia, alunos de graduação e pós-graduação. Entre os engenheiros agrônomos, professores, pesquisadores, extensionistas, consultores técnicos.

No temário do congresso, debates sobre mudanças climáticas, biodiversidade e agricultura; produção sustentável e integrada; infraestrutura e logística; ensino, além de gênero e intergeracionalidade, que discutirá o mercado de trabalho para a mulher engenheira agrônoma e a relação entre gerações de profissionais.

De acordo com o engenheiro agrônomo e presidente do SEAGRO-SC, Eduardo Piazera, o congresso procura abordar não só as transformações que a pandemia está trazendo para o mundo todo como também a questão tecnológica que aponta para mudanças radicais na produção dos produtos agrícolas em geral. “O evento acontece em Santa Catarina, que tem uma esmagadora maioria de pequenas propriedades, onde predomina a agricultura familiar, que é a base da produção agrícola de Santa Catarina, representando 30% do PIB do estado”, afirmou.

Piazera destacou a importância da agricultura familiar para o equilíbrio social. “A agricultura familiar não é apenas uma forma de produção, é um modo de vida. O agricultor não pensa apenas buscando o lucro como os grandes empreendimentos do agronegócio do Brasil, por exemplo. Existe uma preocupação com a propriedade, pois ele quer uma propriedade onde ele viva bem, que demanda menos recursos nas cidades, trazendo sustentabilidade. Quem coloca alimento na mesa do brasileiro é a agricultura familiar”, disse.

Evento híbrido e inscrições abertas

Maior evento da agronomia do País, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) chega à 32ª edição se adaptando às mudanças impostas pela Covid-19. Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento terá participação presencial de inscritos e transmissão online. “Até por isso este é um momento de olhar para os avanços tecnológicos que ocorreram e para os profissionais definirem estratégias de defesa e valorização da profissão”, ressalta Kleber Santos, presidente da Confaeab. Segundo ele, a transmissão online permitirá que os congressistas que não puderem participar presencialmente – até pela limitação de público – possam compartilhar as inúmeras atividades científicas programadas para o evento. “Esta inovação, além de viabilizar a participação de todos no Congresso, permitirá o acesso a toda a programação científica. Portanto, o evento proporcionará Conferências, palestras com temas relevantes, minicursos, mesas redondas e painéis de debates sobre temas ligados à agronomia e a este novo mundo”, relembra, reiterando o convite.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Fonte: Fisenge