Funcionalismo público tem prioridade na primeira etapa da vacinação

Foco é imunizar profissionais da saúde, segurança, educação e assistência social

Foto: Rodrigo Félix Lea/AEN
Comunicação
19.JAN.2021

O Paraná deu início a vacinação contra o coronavírus nesta segunda-feira (18). A primeira pessoa vacinada foi uma enfermeira do Hospital do Trabalhador, a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira. O estado recebeu  265 mil doses de CoronaVac. Desta quantidade, 22720 serão destinadas a indígenas. As outras 242880 doses serão aplicadas em duas etapas em cerca de 126 mil pessoas. O Plano Estadual de Vacinação pretende vacinar 4,019 milhões de pessoas até maio de 2021.

O Plano Estadual de Imunização traçou como alvo inicial pessoas acima de 60 anos e profissionais do funcionalismo público, em especial da saúde, do Sistema Único da Assistência Social desde que institucionalizadas, Trabalhadores de Força de Segurança e Salvamento, trabalhadores da educação e, por fim, trabalhadores do sistema prisional.

Das 4 milhões de pessoas do grupo inicial, cerca de 530 mil pertencem ao critério de funcionalismo público. Esse percentual pode aumentar caso o servidor de outro ramo de atividade tenha mais de 60 anos ou pertença ao grupo “comorbidade”, que abrange pessoas com mais de uma doença combinada e tem sido uma das principais causas de óbitos por covid-19.

Ao definir o primeiro público a ser vacinado, o levou em conta critérios como  risco de exposição à doença, risco de desenvolver formas graves da doença,  risco de transmissibilidade da doença e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. “Vale ressaltar que a seleção destes grupos é passível de alterações, a depender da análise da vacina pela Anvisa e das possíveis contra indicações que surgirem”, define o plano.

RELEIA:

Voltar a Notícias