Funcionários do Tecpar adiam greve após governo retomar negociações

Categoria protesta contra quatro anos de calote em seus reajustes

Funcionários do Tecpar avaliam os andamentos das negociações
Comunicação
18.MAR.2022

Duas mesas de conciliação e o compromisso do Governo do Paraná em apresentar uma proposta até 19 de abril  para os quatro anos sem reajuste fizeram com o que os funcionários do Tecpar suspendessem a greve marcada para o dia 21 de março. Embora esteja previsto em convenção coletiva, os trabalhadores sofrem com quatro anos de calote em seus reajustes salariais, totalizando 19,4% de perdas.

A decisão de suspensão e adesão ao estado de greve ocorreu na sexta-feira (18) em assembleia ocorrida na sede da entidade. Pesou na escolha a reunião de conciliação com o governo que ocorreu no dia 15 de março. Também se somou a sinalização de proposta para o reajuste feita pelos representantes do estado aos sindicatos em encontro ocorrido na Superintendência Regional do Trabalho do Paraná.

Na discussão com as presenças do Senge-PR, Siquim, Sindaspp e emissores do Tecpar, “houve avanço em tratativas tanto na esfera governamental, quanto na Justiça do Trabalho”. Segundo o Instituto, uma reunião ocorrida no dia 17 “envolvendo o Governador do Estado, a Casa Civil, a Secretaria da Fazenda e a Procuradoria-Geral do Estado” apontou para a autorização de um “possível acordo” que solucionaria as ações judiciais pendentes. 

A assembleia aprovou acompanhar a evolução das negociações, reunindo-se às sextas-feiras para avaliar o movimento. Os trabalhadores contam com o apoio do Ministério do Trabalho, que afirmou acompanhar de perto as rodadas de negociação. A expectativa é de que a partir da segunda-feira (21), o governo já tenha rascunho de uma proposta a ser apreciada pelos funcionários do Tecpar.

Há dois anos em negociação, os trabalhadores apontam que têm perdas de 5 salários e 3 mil em vale alimentação não recebido por conta do calotaço. Unidos, eles reforçam o discurso: “Governador, faça o pix”.

Voltar a Notícias