Fusão de carreiras e cargos no IDR-Paraná gera dúvidas

Para assessoria jurídica, proposta tem muitos pontos negativos

Equipe jurídica analisa proposta de plano único de carreira
Comunicação
18.JUN.2021

A minuta da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento – SEAB – que propõe a fusão de carreiras no IDR-Paraná tem gerado insatisfação entre os engenheiros agrônomos. A proposta reúne os servidores oriundos dos antigos IAPAR e Emater e consiste na unificação do padrão remuneratório a ser praticado na nova autarquia. Entre as críticas, a medida estaria ignorando as especificidades das carreiras, em especial profissionais de extensão e pesquisa. A minuta ainda não deixa claro sobre os impactos sobre os trabalhadores cujo contrato de trabalho é regido pela CLT.

Diante das dúvidas, o Senge-PR realizou uma reunião virtual com engenheiros e sua assessoria jurídica. O objetivo foi esclarecer os pontos da minuta – que não é pública – e avaliar medidas de oposição à redação.

Dois encaminhamentos foram tirados. Um deles é a necessidade de mais debate e transparência com relação à minuta antes de um projeto de lei ser apresentado. A avaliação é que antes da mudança, o ideal seria avançar e melhorar o atual Plano de Carreira.

A outra opção é estudar medidas judiciais que impeçam a aprovação da unificação para evitar prejuízos para os engenheiros do IDR-Paraná. 

::. Confira aqui a análise técnica sobre a proposta

Voltar a Notícias