Geonísio Marinho defende ‘aerotrem’ e corte de gastos para gerir o Paraná

04.SET.2014

O candidato do PRTB ao governo, Geonísio Marinho, aponta como prioridades para o Estado a redução de gastos e o enxugamento da máquina pública. “O Paraná está passando por uma série de dificuldades. Sobram apenas uns 4% dos R$ 35 bilhões de orçamento para o estado investir. Temos que reduzir o tamanho da máquina para melhorar a eficiência do estado, e termos recursos para poder aplicar”, afirmou.

Marinho tem como meta a construção de trem de alta velocidade (aerotrem) ligando Curitiba a Foz do Iguaçu. Os recursos para a implantação do novo modal de transporte, segundo ele, viriam da economia obtida com o ajuste na gestão. “Não conseguirei terminar o projeto do aerotrem, mas quero dar início para que tenhamos um futuro melhor. As pirâmides demoraram muitos anos para serem concluídas. Temos que pensar muito à frente. Eu não faço política por dinheiro, mas por realizações”.

interna_geonisio
Geonísio Marinho, do PRTB, encerrou as entrevistas do Debate Paraná, na sede do Senge-PR.

Pedágios – Sobre a alta tarifa de pedágios no Paraná, Marinho criticou promessas e se propôs a rever contratos e estudar concorrências, até mesmo internacionais, para baixar as tarifas. “É um discurso bonito dizer que baixa, acaba ou consegue reduzir o pedágio. Isso dá muito voto”.

O candidato do PRTB, economista por formação, defendeu a valorização dos quadros públicos, a qualificação da equipe de governo e criticou coligações com interesses em cargos. “No meu governo mudarei qualquer secretário que não for eficiente. Teremos pessoas qualificadas, com curso superior e conhecimento de causa. Criou-se cargos de conselheiros, muito bem remunerados, para afilhados políticos. A Copel e a Sanepar, infelizmente, são ninhos da má aplicação de recursos. Os 17 partidos que estão apoiando a reeleição do atual governo não estão lá de graça”.

O candidato do PRTB disse ainda que, no seu eventual governo só poderão participar de licitações empresas que forem incentivadoras da cultura, esporte e tecnologia. “As empresas precisarão ter o selo de doadoras para poder participar das concorrências públicas do Paraná. Assim aumentaremos os investimentos em tecnologia, no esporte e na cultura”.

Debate Paraná – Seis dos oito candidatos ao governo do Estado participaram do Debate Paraná, evento organizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), em parceria com o Crea-PR, CAU-PR e Sindarq/PR. Compareceram às sabatinas, o candidato do PMDB, Roberto Requião, em 19 de agosto; Túlio Bandeira (PTC), em 20 de agosto; Gleisi Hoffmann (PT), em 21 de agosto e Bernardo Pilotto (Psol), em 22 de agosto. No dia 1º de setembro foi a vez de Ogier Buchi (PRP) participar do encontro com engenheiros e arquiteto e, na quinta-feira, 4 de setembro, Geonísio Marinho (PRTB), fechou os eventos. Os candidatos Beto Richa (PSDB) e Rodrigo Tomazini (PSTU) faltaram aos compromissos, desmarcando de última hora.

O Debate Paraná é um ciclo democrático de troca de ideias, promovido por entidades de classe que representam os engenheiros e arquitetos que trabalham no nosso Estado. O compromisso do Senge-PR e das entidades parceiras com a sociedade continua com a luta pela implantação de políticas públicas de qualidade e pela justiça social em nosso estado e nosso País.