GIRO DAS NEGOCIAÇÕES: Sindicato fecha negociação com Fecomércio, Cohab e Compagas

02.AGO.2019

GIRO DAS NEGOCIAÇÕES

Senge-PR protocola acordo com a Fecomércio no MTE

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) e a Federação do Comércio (Fecomércio) assinaram o acordo coletivo de trabalho hoje (2 de agosto) na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. O protocolo é necessário para oficializar o Acordo Coletivo de Trabalho com vigência entre 1 de junho de 2019 a 31 de maio de 2020. Nos próximos dias o MTE deve emitir parecer para que a data-base seja homologada.

O acordo garantiu 4,78% de reajuste salarial e a manutenção das cláusulas anteriores. O pagamento deve ser feito retroativo a junho e tem abrangência estadual.

Acordo da Cohab foi assinado e deve ser registrado em agosto
O acordo coletivo dos funcionários da Cohab deve ser registrado neste mês de agosto na Delegacia Regional do Trabalho. A minuta com as cláusulas referentes à data-base já foi assinado pela empresa e sindicatos que integram a negociação. Os debates foram encerrados em 12 de julho quando a assembleia dos trabalhadores aprovou a proposta da direção da Cohab.

A data-base da categoria é 1 de junho e o acordo se estende até 30 de maio de 2020. Entre as cláusulas negociadas estão a recomposição da inflação do período de 4,78% e aumento no abono com ganho real de 1,25%. O valor a ser pago é de R$ 1123,10 em duas parcelas.

IMG_8641Funcionários da Compagas vão receber reajuste referente a abril
Os funcionários da Compagas devem receber a reposição da inflação referente ao acordo coletivo a partir deste mês. O pagamento deve ser feito retroativo a 1 de abril de 2019, data-base da categoria. O ACT se estende até 31 de março de 2020.

Os trabalhadores têm direito a reposição da inflação do período no valor de 4,67%. Além disso, o reajuste no vale alimentação/refeição chegou a 4%, totalizando R$ 1.087,28. Isso equivale a vale diário de R$ 49,4, contando 22 dias úteis. A negociação também garantiu abono especial de até R$ 2 mil que será composto de uma parcela fixa e uma parcela proporcional.

Esse acordo foi assinado pela empresa e pelos sindicatos, entre eles o Senge-PR, no último dia 31 de julho na Delegacia Regional do Trabalho e vale para as cidades de Curitiba/PR, Londrina/PR e Ponta Grossa/PR.

RODAPE-SENGE-02