GIRO DAS REGIONAIS: Palestras, eleição, formação sindical e negociações

03.ABR.2019

LONDRINA
CREA realiza eleição para Inspetoria
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) está realizando eleição para inspetores em seis modalidades (um para cada Câmara Especializada) em cada uma de suas 35 inspetorias, perfazendo um total de 210 vagas. Os inspetores eleitos neste pleito iniciarão mandato de 18 meses (01/07/2019 a 31/12/2020). A votação ocorre do dia 1o de abril até 15 de abril no site www.crea-pr.org.br. A Regional do Senge em Londrina está indicando 5 nomes para que os engenheiros e engenheiras possam votar. São eles:

CEA: LORIAN VOIGT GAIR – PR-24036/D (agronomia)
CEAEST: WILSON APARECIDO DA SILVA – SP-5062949917/D (Segurança do Trabalho)
CEEC: GABRIEL HECKLER PIEDADE – PR-161648/D (Civil)
CEEMM: ANDERSON ALEX VAZ DOS SANTOS – PR-159833/D (Mecânica)
CEEQGEM: ROGERIO GRAHL – SC-10392239/D (Química)

SUDOESTE
Reforma da previdência na pauta de Francisco Beltrão
O Senge faz parte do Comitê de Entidades de Francisco Beltrão que discute a Reforma da Previdência. As entidades têm intensificado o debate e ações em defesa dos direitos dos trabalhadores sobre o projeto que tramita no Congresso Nacional. No Comitê se reúne um representante de cada entidade (sindicatos, igrejas e associações). O foco tem sido discutir quais são os impactos da reforma. Na Câmara dos Deputados, o relator da PEC 6/2019, delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), projeta para o dia 9 de abril a entrega do parecer.

CASCAVEL
Regional se prepara para o Tecno Senge
A Regional do Senge em Cascavel está se preparando para realizar mais uma edição do Tecno Senge. O evento é voltado para a categoria e tem como foco palestras discutindo o cotidiano de engenheiros e engenheiras. O primeiro tema aborda o “Concreto de alta resistência e sustentabilidade”. A palestrante é a engenheira civil Caroline Londero. Já a segunda palestra trata de “Energias Renováveis no Saneamento – Biogás”. A discussão é conduzida pelo engenheiro eletricista Danielison Pinto. Neste ano, o encontro ocorre na na Unipar, no dia 23 de abril. A Universidade Paranaense de Cascavel fica na Rua Rio Barbosa, 611.

CURITIBA
Palestra discute a divisão de recursos do pré-sal
A geopolítica do pré-sal é tema de uma palestra que acontece na sede do Senge-PR, em Curitiba. O evento, em parceria da entidade com a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) traz o palestrante Marco Antônio Pinheiro Machado, geólogo aposentado da Petrobras, onde trabalhou por 37 anos. A discussão ocorre no dia 8 de abril, a partir das 19h00, e terá transmissão pelo Facebook do Senge.

CAMPO MOURÃO
Vem aí a 3a etapa de formação sindical
A regional de Campo Mourão está organizando mais uma etapa do curso de formação sindical para as regionais. Essa etapa encerra o curso iniciado em 2017. O evento está programado para acontecer na cidade no dia 25 de maio. Nesse curso, diretores e associados discutem aspectos econômicos e políticos atuais, a conjuntura no Paraná e no Brasil. O curso de formação sindical também é fundamental para formar novas lideranças em defesa da classe trabalhadora. Fique atento à programação.

FOZ DO IGUAÇU
Regional participa de acordo coletivo no Parque Tecnológico da Itaipu
O Senge foi o único Sindicato presente nos momentos decisivos de um Acordo Coletivo de Trabalho que não convergia desde setembro de 2018, na FPTI- Fundação Parque Tecnológico da Itaipu (FPTI). A assembleia aconteceu no dia 28/03/2019. O evento foi marcado por uma importantíssima vitória dos empregados daquela instituição.