Google homenageia engenheira Enedina Alves Marques

13 de janeiro marca o aniversário de 110 anos da primeira mulher negra a se formar em Engenharia no Brasil

Comunicação
13.JAN.2023

Quem acessar o Google nesta sexta-feira, 13 de janeiro, vai encontrar uma homenagem a Enedina Alves Marques, primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil e primeira mulher a se tornar engenheira no estado do Paraná.

O Doodle, nome dado às diferentes versões do logotipo do Google que aparecem em datas comemorativas, celebra o 110° aniversário de Marques. A engenheira nasceu em Curitiba no ano de 1913. Trabalhou como empregada doméstica e babá para terminar o ensino médio e tornou-se professora depois de se formar. Cursou engenharia civil na Universidade Federal do Paraná em 1940. Precisou enfrentar preconceito e discriminação dos colegas e da sociedade. Foi a única mulher a se formar na turma de 1945, ao lado de 32 homens.

Enedina Alves Marques iniciou sua carreira na Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas como auxiliar de engenharia e transferiu-se para a Secretaria Estadual de Águas e Energia Elétrica do Paraná, onde contribuiu com projetos de grande porte, como o desenvolvimento da Usina Hidrelétrica do Paraná em vários rios da região, o levantamento topográfico e a construção da Usina Capivari-Cachoeira.

Em reconhecimento às suas contribuições para o estado do Paraná e para a engenharia, seu nome foi inscrito no Memorial à Mulher junto com outras 53 mulheres pioneiras brasileiras. Uma rua no bairro Cajuru recebeu o nome de Rua Engenheira Enedina Alves Marques, bem como o trecho da PR-340 entre Cacatu e Cachoeira de Cima. E em 2006 foi fundado o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, em Maringá, Paraná.

Com informações do Google

Voltar a Notícias