Governo derruba decisão da diretoria da Copel e dobra distribuição dos lucros para acionistas

02.MAIO.2017

Na última sexta-feira (28) o governo atropelou a decisão do Conselho de Administração da Copel e aprovou aumento do valor de distribuição de lucros para os acionistas. Com isso, em vez de R$ 282 milhões, serão distribuídos R$ 506 milhões para os acionistas. Além de deixar clara a postura de “lucro acima de tudo”, a iniciativa do governo põe em risco a saúde financeira da empresa, reduzindo o valor de destinação do lucro em reinvestimento.

Recorte do "Sumário das decisões" da reunião dos acionistas da última sexta-feira (28). O documento pode ser acessado no site da Copel
Recorte do “Sumário das decisões” da reunião dos acionistas da última sexta-feira (28). O documento pode ser acessado no site da Copel

Para o diretor-financeiro do Senge, Leandro Grassman, a manobra do governo pode prejudicar a estatal, que terá que buscar recursos externos para investir na expansão dos serviços. “São mais de R$ 220 milhões que deixam de circular dentro da própria estatal e que irão para o bolso dos acionistas. Quem perde com isso é a Copel, que para manter o ritmo de investimento terá que arcar com juros de empréstimos externos”, afirma Grassman, que também é engenheiro eletricista da empresa.

Recorte da ata da última reunião do Conselho de Administração da Copel, em que é mantida a proposta da direção para a destinação de 25% dos lucros. Confira a íntegra do documento

Em março passado, o governo amargou uma derrota ao tentar aumentar a distribuição dos lucros de 25% para 50%. Em reunião do Conselho de Administração, no dia 28 de março, conforme apontado na ata, o secretário da fazenda e conselheiro da Copel, Mauro Ricardo, apresentou “a posição do Governo do Estado do Paraná, que é favorável ao percentual de 50% para pagamento de dividendos aos acionistas”.

A decisão, no entanto, contrariava a orientação da diretoria da empresa, que havia proposto a manutenção dos mesmos percentuais do ano passado. Com isso, a diretoria da Copel defendia, conforme proposta para a reunião, a destinação de R$ 729 milhões “para constituição da Reserva de Retenção de Lucros”, com a finalidade de assegurar o programa de investimentos da Companhia.

Proposta da diretoria para a destinação do lucro em reinvestimento. Confira a íntegra do documento

A derrota na reunião do CAD, no entanto, não derrubou a intenção do acionista majoritário da empresa em aprovar o aumento da distribuição dos lucros. Na assembleia dos acionistas, conforme aponta o sumário das decisões, disponível no site da Copel, o tema novamente voltou à pauta como “proposta submetida pelo Controlador”, que é o governo. A manobra de reapresentação garantiu aos acionistas a adição de R$ 223 milhões na conta, passando de R$ 280 milhões – conforme indicação dos 25% – para R$ 506 milhões.