Governo deve esclarecer fusões na Agricultura

02.ABR.2019
Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da posse do secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. - Curitiba, 03/01/2018 - Foto: Rodrigo Félix Leal
Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da posse do secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. – Curitiba, 03/01/2018 – Foto: Rodrigo Félix Leal

O governo do Paraná pretende realizar a fusão das empresas vinculadas de assistência técnica e pesquisa agrícola como Instituto Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, além da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). A informação foi dada na posse do secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara.

Na época, o governador disse que a fusão das vinculadas em uma única empresa não visa a diminuição de servidores. “Não podemos abrir mão desse capital humano que ajudou a construir a agricultura paranaense até agora. Temos planos para atrair investimentos ao setor e para isso precisamos de projetos executivos para atrair os recursos que precisamos”, afirmou o governador.

O Senge-PR tem uma representação, junto com a AFA, em grupo de trabalho que discute essa fusão. A entidade solicitou ao secretário de Agricultura Norberto Ortigari e ao presidente do Instituto Emater Natalino Avance de Souza a realização de reuniões para apresentar e debater o processo de fusão.