Imprensa destaca ação do Senge-PR para reaver saldo do FGTS

19.AGO.2015

Reportagem da RIC TV Record exibida na edição desta quarta-feira, 19, do noticiário PR no Ar, trata do momento em que o Congresso Nacional discute mudanças nas regras da correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e fala ainda das ações individuais e coletivas em curso na Justiça para garantir que os trabalhadores não tenham perdas no recálculo do benefício.

O Senge-PR ingressou, já em 2013, na Justiça Federal com ação contra a Caixa Econômica Federal em nome de todos os seus representados, associados ou não, pleiteando o recálculo da taxa de correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Foram entrevistados para a matéria da RIC TV, o diretor de Negociações do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann e o coordenador Jurídico do Sindicato, Guilherme Bednarczuk.

Para assistir a reportagem completa, clique na imagem abaixo ou acesse o link: http://pr.ricmais.com.br/parana-no-ar/videos/trabalhadores-aguardam-mudanca-nas-regras-do-fgts/

RIC_FGTS

Atualmente, a Caixa faz as correções dos saldos de FGTS pela Taxa Referencial (TR) ao invés de corrigir o benefício pelos índices inflacionários, o que, dependendo dos valores depositados no fundo, pode acarretar uma perda de até 80%.

A ação busca a correção do saldo das contas vinculadas ao FGTS dos trabalhadores mediante a aplicação do INPC, como base de cálculo, em substituição à TR para os anos de 1991, 1993 e de 1999 em diante, até que seja introduzido novo índice que reflita a real inflação do período.

Quem tiver interesse de participar da ação, deverá preencher a procuração (Procuração FGTS), reconhecer firma e encaminhar para o Senge-PR. Podem ingressar na ação os engenheiros associados ou não ao Sindicato.

O Senge-PR fica na Rua Marechal Deodoro, 630, 22.º andar, sala 2201, Centro Comercial Itália – CEP 80010-12 – Centro, Curitiba. O Sindicato também solicita que todos os engenheiros mantenham seus dados atualizados junto ao Senge-PR, pois, sendo necessário, oportunamente mais documentos serão requisitados.

Quem tiver dúvidas deve entrar em contato com a Assessoria Jurídica do Senge-PR pelo e-mail juridico@senge-pr.org.br