Imprensa destaca mobilização do Senge contra aumento da passagem do ônibus

25.FEV.2014

As ações do Senge-PR pela anulação da licitação do transporte público de Curitiba e a defesa do sindicato de que seja revista a decisão da justiça que pode permitir o aumento da passagem são destaques na edição desta terça-feira, 25, em reportagem do jornal Gazeta do Povo, assinada pelo jornalista Raphael Marchiori. Leia, a seguir, o trecho da matéria com entrevista do diretor-financeiro do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, Valter Fanini.

Pelos R$ 0,43

Sindicatos prometem ir ao CNJ contra decisão da Justiça

Sindicatos de classe prometem ir ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a decisão do desembargador Marques Cury que suspendeu os efeitos da liminar do TCE-PR. O Tribu­nal de Contas havia determinado, no último dia 6, a redução da tarifa técnica em R$ 0,43.

De acordo com Valter Fanini, diretor financeiro do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), os argumentos do desembargador não amparam sua decisão. “Ele [Marques Cury] diz que o Tribunal de Contas não pode realizar controle prévio sobre contratos, salvo quando há auditorias. Nesse caso, o TCE não está fazendo controle prévio, porque já existe um contrato assinado. Além disso, tem uma auditoria em curso com relatório emitido”.

O Senge-PR atua na questão do transporte coletivo junto a outras quatro entidades de classe, que entregaram à Prefeitura de Curitiba, em 2013, um parecer técnico que teria demonstrado indícios de conluio na licitação do transporte coletivo da capital e região. Fanini diz ter encarado a posição da administração municipal com desalento. “O prefeito [Gustavo Fruet] tem elementos para contestar a licitação, mas age como seu sucessor [Luciano Ducci]”. Para ler a reportagem na íntegra acesse: Gazeta do Povo.