Inscrições abertas para o curso de Promotoras Legais Populares

26.MAR.2014

Quem pode participar?

O curso é organizado apenas por mulheres e para mulheres do meio popular, trabalhadoras, de movimentos e organizações sociais e sindicais e de comunidades tradicionais, de qualquer idade.

Não há qualquer tipo de custo.

Como se inscrever?

Entregar a ficha de inscrição (em anexo) devidamente preenchida para uma das coordenadoras do projeto, enviá-la para o e-mail plpscuritiba@gmail.com ou deixá-la na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR (NPJ) no prédio histórico da praça Santos Andrade. As inscrições vão até dia 21 de abril.

Acesse aqui a ficha de inscrição

Vagas

Há 60 vagas disponíveis que serão prioritariamente destinadas a mulheres organizadas no meio popular, nos sindicatos e em movimentos sociais, público-alvo do projeto. A seleção se dará com base nos dados fornecidos na ficha de inscrição. Será feito contato com as selecionadas até dia 28 de abril. É importante o comprometimento com o projeto. Se você é selecionada e deixa de comparecer, está vaga poderia ser destinada a outra mulher que pode ter muita vontade e disponibilidade para participar.

Quando?

Os encontros são semanais e acontecem todas as segundas-feiras das 18h30 às 21h.

Serão 21 encontros de 5 de maio a 29 de setembro.

Onde?

No prédio Histórico da UFPR na praça Santos Andrade – sala 201 da psicologia

Mulher, História e Ideologia

1. 05/05 – Apresentação do projeto

2. 12/05 – Educação Popular Feminista

3. 19/05 – A Construção dos papéis sociais da mulher e do homem na sociedade

4. 26/05 – O sistema capitalista e a divisão sexual do trabalho

5. 02/06 – A história do movimento feminista e o feminismo no Brasil: as lutas históricas das mulheres brasileiras

6. 09/06 – Mulher, mídia e representação cultural

Para entender a sociedade

7. 16/06 – Relações Raciais

8. 23/06 – A Mulher Negra

9. 30/06 – Políticas para mulheres e mulheres na política

10. 07/07 – Laicidade do Estado e Religião

Para entender o Direito

11. 14/07 – Os direitos da Mulher Trabalhadora

12. 21/07 – Direito à Cidade e à Moradia Digna

13. 28/07 – Direito das Famílias, da criança e do adolescente

14. 04/08 – Mulher, polícia e prisão

Violência contra a mulher

15. 11/08 – Para entender a violência contra a Mulher

16. 18/08 – Uma conquista das Mulheres: a Lei Maria da Penha e os desafios de sua aplicação

Saúde e sexualidade

17. 25/08 – Saúde da Mulher

18. 01/09 – Sexualidade e reapropriação do corpo pela mulher

19. 15/09 – Direitos reprodutivos e aborto

20. 22/09 – Diversidade sexual

21.29/09 – Avaliação do curso

Histórico – O projeto do curso Promotoras Legais Populares teve inicio em Curitiba a partir da articulação de estudantes, militantes, sindicalistas, e tem como objetivo central a formação sobre o feminismo e os direitos das mulheres, para o fortalecimento das lutas nos diversos espaços de atuação. Surgiu da necessidade de enfrentar as situações de violência, exploração, discriminação e desigualdade sofridas pelas mulheres.

As Promotoras Legais Populares já existem em outros países da América Latina e em diversos estados e cidades do Brasil e, em Curitiba, o curso é realizado pela terceira vez. A proposta motora deste projeto são os cursos. Seu objetivo é contribuir para a igualdade de direitos e o exercício da cidadania das mulheres, possibilitando maior conhecimento sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de sua efetivação, as lutas feministas, as leis que garantem direitos a mulher, especialmente sobre a “Lei Maria da Penha”.

A proposta busca oferecer às mulheres condições para superar as situações de discriminação e desigualdade vividas no cotidiano, formando-as para reconhecerem a ocorrência de violações e se empoderarem para enfrentar esses problemas. É um projeto que traz no seu bojo traços dos ideais de justiça, democracia e dignidade, a defesa dos direitos humanos e a construção de relações igualitárias e justas. Tem possibilitado a criação de novos espaços de união e articulação que abrem caminhos e rompem barreiras contra a discriminação e a opressão. As Promotoras Legais Populares são aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do direito na vida do dia a dia das mulheres.

Cada encontro do curso contará com facilitadoras de movimentos feministas e populares, profissionais da área do direito, da saúde, da comunicação e assistentes sociais.

Mais informações:

http://plpscuritiba.wordpress.com ou https://www.facebook.com/plpscuritiba