Irmãos Rebouças: primeiros engenheiros negros do Brasil e marcos na história do Paraná

Senge Paraná
20.NOV.2018

Rebouças

Capital do estado do Paraná desde 1853, Curitiba deve seu atual status ao empenho e à perseverança de dois irmãos nascidos na Bahia, ambos engenheiros: Antônio e André Rebouças.

Considerados os primeiros afrodescendentes brasileiros a cursar uma universidade e os dois maiores engenheiros do Brasil no século XIX, os irmãos sempre se esforçaram para apresentar projetos e soluções que visassem a melhoria das condições de vida da população, sempre enfrentando percalços de natureza burocrática ou preconceituosa.

Foram eles os responsáveis por estudos e soluções técnicas que viabilizaram a construção da estrada de ferro que liga Paranaguá a Curitiba. Graças a ambos, o projeto, considerado impossível, revelou-se promissor, e Curitiba pôde reunir condições para tornar-se a capital do estado.

Além da Ferrovia Paranaguá-Curitiba, considerada a maior obra da engenharia férrea nacional, o chafariz na Praça Zacarias, em Curitiba, a Estrada da Graciosa, e o Parque Nacional do Iguaçu são alguns dos legados dos irmãos Rebouças.

Junto de Machado de Assis, Joaquim Nabuco e outros abolicionistas importantes da época, André Rebouças criou a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.

 

 

Voltar a Notícias