Manipulação das redes e Fake News no Quarta Sindical desta semana

Programa recebeu responsáveis pelo documentário Pulsão, que mostra a influencia destas ferramentas de desinformação na política brasileira

O ex-presidente Valter Fanini e a produtora Sabrina Demozzi participaram do debate
09.SET.2020

O Quarta Sindical desta semana recebeu o secretário-geral da Fisenge, Valter Fanini e a roteirista Sabrina Demozzi. Eles falaram sobre o lançamento do documentário Pulsão, ocorrido na última sexta-feira (4). A produção aborda a influência da manipulação das mídias sociais e o uso das Fake News na política brasileira.

Sabrina ressaltou o processo de produção do documentário, que teve início ainda em 2013, com a cobertura das manifestações e foi ganhando força a partir do Circo da Democracia e com a efetivação do Golpe de 2016. “Temos que conectar com o conceito. Política, psicopolítica, referenciais da sociedade em rede e transformações no Brasil. Um camalhaço de coisas que dividimos quase como uma pesquisa de uma tese. Somente o roteiro tem 115 páginas nos quais todas as imagens estão descritas. Uma das perguntas nos fizemos foi quando terminaríamos esse filme, porque parece que esse cenário distópico não tem fim”, apontou.

O diretor da Fisenge, Valter Fanini, um dos fomentadores da produção do Pulsão quando estava no Sindicato dos Engenheiros do Paraná, destacou aspectos filosóficos da produção. “Passamos por Hana Arendt, com a banalidade do mal, onde ela centra o pensamento que o mal não é instalado por indivíduos perversos, mas pessoas que por sua ignorância são manipuladas por ideias falsas. Já Freud, em um dos seus últimos textos, cria o conceito de pulsão ,de morte. Ele avaliava que se toda a sociedade constrói e destrói, o homem também deve ter essa necessidade, essa pulsão pela destruição. Achamos que é evidente que existe um caráter pulsional deste processo”, afirmou.

O documentário traz uma riquíssima pesquisa de imagens, mostrando como as ruas foram cooptadas por movimentos de direita como MBL e Vem Pra Rua, como a elite nacional, aliada ao PSDB e a outras figuras políticas do cenário nacional atuaram para que a presidente Dilma Rousseff deixasse o poder e como a Lava Jato e o juiz Sérgio Moro foram fundamentais para a construção de uma agenda negativa ao Governo do PT e ao ex-presidente Lula.

Saiba mais sobre o documentário e na íntegra desta edição no vídeo abaixo. Não esqueça de anotar na sua agenda: Todas as quarta-feiras, às 11h30, o Quarta Sindical é transmitido ao vivo em FB.com/CUTdoParana e FB.com/BdFPR.

:: Para ver o documentário clique aqui.

AGENDA DO PULSÃO TEM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Marcada para o próximo dia 15 de setembro, às 10h00, com transmissão ao vivo pela TV Alepr e redes sociais, a discussão acontece após o lançamento da obra que discute justamente como as redes sociais e a manipulação das informações falsas definiram os debates e rumos do Brasil nos últimos anos. A transmissão acontece pela TV Assembleia e Redes sociais.