Na Alep, deputados aprovam projeto que permite fatiamento e parcerias da Sanepar

Projeto foi aprovado no mesmo dia em que foi sancionado o Marco Regulatório do Saneamento

Foto: Dálie Felberg/Alep
16.JUL.2020

(Informações Assessorias Alep e Liderança Oposição)

Os deputados estaduais aprovaram a proposta que autoriza a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a ampliar sua área de atuação tornando viável a possibilidade de expansão dos seus negócios no Brasil e no exterior, com o objetivo de gerar maiores receitas para a empresa. O projeto de lei 416/2020, assinado pelo próprio Poder Executivo, foi aprovado em segundo e em terceiro turnos, e em redação final, em uma sessão ordinária e outras duas extraordinárias realizadas nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto, que tramitou em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi aprovado com 41 votos favoráveis e 09 contrários. Para o governo, “a proposta se faz necessária uma vez que vai estimular investimentos privados no setor, hoje dominado por empresas públicas”, disse o deputado Hussein Bakri (PSD).

Para a oposição, o projeto não tinha transparência e acaba jogando a empresa pública paranaense no colo das privadas, exatamente o contrário do que pediam os governadores a Bolsonaro. “O que querem com esse projeto é mais uma vez lucrar, a ampliação do serviço da Sanepar para outros estados é sim interessante, desde que os lucros fiquem com a empresa e sejam revertidos em melhorias para os paranaenses, e não distribuídos para os acionistas. Esse é um projeto que visa enriquecer poucos”, criticou o deputado Arilson Chiorato (PT).