Nota de repúdio do Coletivo de Mulheres do Senge-PR

Coletivo repudia a nomeação de Adolfo Sachsida para o Ministério de Minas e Energia

13.MAIO.2022

O Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) repudia a nomeação de Adolfo Sachsida para o Ministério de Minas e Energia, que aconteceu nesta quinta-feira, 12 de maio.

Sachsida já emitiu diversas opiniões que deixam clara sua discriminação contra as mulheres. Ele atacou o direito à licença-maternidade e justificou as diferenças salariais entre homens e mulheres afirmando que a mulher engravida e “falta mais para ir ao médico”. Segundo Sachsida, o “custo da oportunidade da mulher é mais alto”, ignorando que cabe à sociedade e ao Estado reduzir este “custo” e nivelar o mercado de trabalho, e não penalizar a mulher que escolhe desempenhar o papel de mãe.

Com estas falas, Sachsida demonstra sua misoginia e ignorância, e se revela inapto a pensar estrategicamente em uma pasta tão importante para o país e para a soberania nacional como o ministério que lhe foi confiado.

Manifestamos nosso repúdio às declarações absurdas do ministro e reafirmamos nossa luta por igualdade de direitos e oportunidades para todas as brasileiras. Nós não pedimos privilégios, apenas a democratização de direitos fundamentais para a dignidade humana.

Curitiba, 13 de maio de 2022.

Coletivo de Mulheres do Senge-PR