O outro lado do Show Rural

Espaço alternativo foca na agricultura familiar e na agroecologia

Foto: Manoel Ramires/Senge-PR
Comunicação
08.FEV.2023

A 35ª edição do Show Rural, em Cascavel, tem reunido, por dia, pelo menos 50 mil pessoas. São mais de 600 estandes com expositores que mostram a força e a importância do campo paranaense. O evento tem de tudo um pouco. Máquinas, tecnologia, inovação, bancos de empréstimo e conhecimento. Tem muito agronegócio, mas também têm preservação do meio ambiente e responsabilidade social. É o outro lado do Show Rural, que foca na agricultura familiar e na agroecologia.

É neste espaço “alternativo” que engenheiros agrônomos e técnicos se encontram com pequenos agricultores e pessoas preocupadas em produzir alimento ou consumir com respeito à natureza, fugindo dos agrotóxicos, por exemplo.

A engenheira agrônoma Josiane Burkner dos Santos esclarece que, embora o agro produza muito, é a agricultura familiar que coloca comida na mesa. “Mais de 80% do que todo brasileiro come vem da agricultura familiar. A gente não come milho ou soja que são exportados. Por isso que o estado foca em projetos para desenvolver o setor”, destaca a profissional do IDR-Paraná.

Já o pesquisador da Embrapa, Alberto Feiden, observa desmistifica a visão de que a agroecologia não tem tecnologia. “O grande produtor utiliza tecnologia de insumo. Na familiar e agroecológica, a gente usa tecnologia de processos, a gente exige muito mais conhecimento”, compara.

Voltar a Notícias