“Os desafios dos novos profissionais” é tema da Semana do Jovem Engenheiro de Londrina

18.SET.2018

Entre o dia 10 e o dia 14 de setembro, Londrina recebeu a terceira edição da Semana do Jovem Engenheiro, evento voltado para estudantes de engenharia e profissionais recém-formados. Durante toda a semana, o Anfiteatro Cyro Grossi, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi palco de palestras gerais e específicas para diferentes áreas da engenharia, e workshops.

Com o tema “Os desafios dos novos profissionais”, o evento foi organizado pelo Senge Jovem Londrina, com o apoio do CREA-PR e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina.

Em seu primeiro dia, o evento apresentou o Senge-PR, o Senge Jovem e o Coletivo de Mulheres, e mostrou a importância destas organizações como ferramentas para realizar mudanças e transformar cenários. A exposição foi feita pelo engenheiro civil Gabriel Heckler Piedade, inspetor do Crea-PR e ex-coordenador regional do Senge Jovem, e pela estudante de Engenharia Elétrica, Tayná Silva, também ex-coordenadora regional do Senge Jovem. Em seguida, Henrique Gambaro, coordenador do curso de Administração e tecnólogos da UNOPAR, proferiu a palestra “Empregabilidade e Desenvolvimento Profissional em Tempos de Crise”.

O segundo dia do evento contou com palestras do engenheiro mecânico Carlos Eduardo Kruppa; do diretor do Senge-PR, coordenador do Senge Jovem e assessor de apoio à inserção profissional no Crea-PR, Victor Meireles; do engenheiro químico Eduardo Neris Marques; e do engenheiro agrônomo Luis Fernando Gastaldi. Na quarta-feira, as palestras do dia tiveram a presença do engenheiro mecânico e industrial Roberto Pedroso Carvalho; do engenheiro civil Luiz Alberto Brandão; do cientista da computação Carlos Claret Sencio Paes; do engenheiro agrônomo e mestre em Agricultural Extension, Marcos Valentin Ferreira Martins; da psicóloga Luciana Possani; e da também psicóloga Dayane Lucas.

Quarto e último dia de palestras da Semana do Jovem Engenheiro, a quinta-feira foi marcada pela presença do engenheiro químico Guilherme Ruiz para falar sobre a “Indústria 4.0”. Em seguida, uma mesa redonda foi formada com Ruiz, a engenheira civil Ellóra Diniz Gomes e o diretor do Senge-PR e coordenador do Senge Jovem Luiz Calhau, para abordar os diferentes caminhos a seguir após a formação, como o a indústria, área de projetos, acadêmica e política. Como fechamento, o engenheiro eletricista e diretor do Senge na regional de Londrina, Nilton Camargo Costa, enfatizou a importância da proximidade que os alunos de engenharia podem e devem ter com a vida sindical.

Na sexta-feira, os alunos participaram de uma visita técnica à subestação da Copel em Londrina.

Confira as fotos do evento no Facebook!

1ª dia | 2º dia | 3º dia | 4º dia | 5º dia