Outubro Rosa: o que você precisa saber sobre o câncer de mama

Exame e conscientização devem prosseguir após outubro

Desfile em homenagem a campanha Outubro Rosa, de conscientização ao combate ao Câncer de Mama (José Cruz/Agência Brasil)
Comunicação
30.OUT.2020

Por Unimed

Entre as mulheres, o câncer de mama é o que causa mais mortalidade, sendo também o mais comum depois do câncer de pele. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que, em 2020, sejam diagnosticados 66.280 novos casos e ocorram cerca de 17 mil óbitos.

Há mais de 20 anos, a campanha Outubro Rosa promove a conscientização sobre a doença. Apesar disso, a desinformação sobre o câncer de mama ainda é a principal barreira a ser superada, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em 2019. Saiba mais sobre o assunto.

É hereditário?

A genética pode representar fator de risco aumentado, mas a SBM alerta: mais de 80% dos casos de câncer de mama não contam com histórico familiar prévio.

As causas?

Não é possível determinar uma causa única para o câncer de mama, mas alguns fatores estão associados a maior incidência da doença. Entre os fatores estão ambientais, comportamentais, hormonais e reprodutivos.

Idade

O risco de desenvolver o câncer de mama aumenta com a idade, sendo mais comum entre mulheres a partir dos 50 anos de idade. Por outro lado, a mamografia de diagnóstico pode ser solicitada em qualquer idade se houver sintomas que a justifiquem.

Sintomas

  • Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor: em mulheres com menos de 50 anos, a recomendação é observar se o caroço permanece por mais de um ciclo menstrual. Acima dessa idade, a investigação é imediata
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no mamilo (bico do peito)
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea (sem forçar) de líquido de um dos mamilos

Clique aqui e saiba muito mais sobre o câncer de mama e prevenção

Clique e conheça o plano Senge-PR/Unimed
Voltar a Notícias