Paralisação no Tecpar cobra negociação por reajustes

Calote do Governo do Estado na reposição já dura quatro anos

Comunicação
11.MAR.2022

Os profissionais do Tecpar fizeram uma paralisação de advertência hoje (11). A manifestação ocorrida no começo da manhã é um alerta para a greve prevista para começar em 21 de março.  A categoria reivindica o reajuste salarial e as correções do vale alimentação e triênio. Com a greve, o desenvolvimento de vacinas e o atestado da qualidade de diversos produtos podem ser afetados. Presente na paralisação, o presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann, cobrou empenho do Governo do Estado e mais investimentos em ciência e tecnologia.

Durante a paralisação, um comunicado foi entregue ao presidente do Tecpar, Jorge Augusto Callado, e ao diretor de administração e finanças, Daniel Romanowski. Ele é assinado por três sindicatos: Senge-PR, SIquim e Sindaspp.

O presidente do Senge-PR criticou durante o Governo do Estado. Para ele, falta ao governador visão macro de estado e desenvolvimento. A gestão de Ratinho Junior tem sido marcada por isenções fiscais sem transparência, por proteção excessiva do agronegócio e por falta de investimentos em áreas estratégicas.

“Basta. Até quando teremos que esperar uma ação propositiva do governador e da sua equipe? Precisamos demonstrar ao governador que chegou a vez de reconhecer e remunerar o pessoal da ciência e outros setores da cadeia produtiva paranaense”, comentou Grassmann.

A negociação

A greve foi anunciada uma vez que os profissionais estão há quatro anos sem reajuste salarial já aprovado em convenção coletiva. A questão está judicializada e uma audiência de conciliação está prevista para a terça-feira (15), na Justiça do Trabalho.

Riscos à ciência

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é uma empresa central do Paraná. Ele é “um instituto de ciência e tecnologia que, com seu corpo técnico, apoia a inovação e o desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil”.

Entre os trabalhos atuais que podem sofrer com o impacto da greve está o desenvolvimento de vacinas como a pentavalente, que é a combinação de cinco vacinas individuais em uma e o desenvolvimento de projetos para testes rápidos de doenças tropicais. 

Também cabe ao Tecpar o envase e entrega de vacinas ao Ministério da Saúde, conforme contrato, s segurança alimentar da merenda escolar do Estado, uma vez que 100% é avaliado pelo Tecpar antes de ser liberado para as escolas, e a segurança hídrica das linhas de água tratada, uma vez que grande parcela dos materiais adquiridos pela Sanepar é inspecionada por técnicos do Instituto.

O Instituto ainda é responsável, por exemplo, por assegurar a qualidade das embalagens da indústria alimentícia do Brasil.

Voltar a Notícias