Pesquisa aponta insatisfação da categoria com propostas do CREA-PR

28.MAIO.2019

crea_pesquisa_ACT (1)

O Senge-PR e o Sindfisc-PR realizaram uma pesquisa com seus representados para qualificar porque a categoria recusou a proposta de acordo coletivo apresentada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-Pr). As duas propostas feitas até aqui foram recusadas. Sendo que a última consulta realizada entre os dias 15 e 16 de maio teve 132 votos contrários.

O resultado da consulta mostrou grande insatisfação com o modelo de acordo coletivo de trabalho que deve vigorar entre 1o de abril de 2019 a 31 de março de 2020. 197 funcionários sendo distribuídos em todas as áreas responderam a consulta que será levada ao conhecimento da direção do Conselho em uma nova rodada de negociações.

Para os sindicatos, a consulta revela em quais pontos fundamentais a proposta precisa ser melhorada. “Viemos apresentar os resultados de pesquisa proposta pelo SENGE-PR em conjunto com o SINDFISC, realizada no período de 20 a 24/05/2019, na forma de questionário eletrônico encaminhado aos funcionários, visando identificar quais foram as reais motivações do grupo para a negativa da proposta”, esclarecem o método.

INACEITÁVEL

Ao recusarem as propostas, os 197 trabalhadores do CREA-PR que participaram da pesquisa destacaram negativamente o congelamento do anuênio. O item atingiu 30,5% de todos como “a pior proposta de todas, ou seja, aquela proposta que te faz decidir por votar pela recusa do acordo coletivo”.

Quanto perguntados isoladamente sobre “a proposta de aumento real no valor de R$ 75,00 no primeiro nível da tabela salarial de cada categoria”, 41% dos 197 questionados considerou “ruim” e 11,2% inaceitável.

Já a segunda pior proposta entre todas, na avaliação geral, é a que trata da possibilidade da coparticipação no plano de saúde a partir do novo contrato. Ela obteve 27,4% de rejeição dos consultados.

Na faixa dos  38 engenheiros que responderam a pesquisa eletrônica, a maioria considerou ruim o congelamento do anuênio, seguido de ausências legais e APIP. 52% consideraram o item “inaceitável”, sendo seguido por 29% que acham “ruim”.

ACEITÁVEL

grafico_pesquisa_Crea
Base avalia como positiva proposta de gratificação

Apesar da rejeição com a proposição, alguns tópicos foram aceitos pelos engenheiros. É o caso da proposta de concede gratificação de R$ 1350 mediante plano de metas. 50% considerou “aceitável” o item e outros 18% anotaram como “bom”. Índice também aceito pelos representados do Sindfisc-PR, que apontaram como “aceitável” em 43% dos casos e como “bom” em 31%.

A proposta de reajuste de 10% no valor da contrapartida do Crea-PR no Tecnoprev também trouxe consenso positivo entre os trabalhadores representados pelos dois sindicatos.

NEGOCIAÇÃO

Após o levantamento, os sindicatos querem uma nova rodada de negociações com o Conselho. A ideia é debater os pontos recusados para que ocorram avanços e aprovação da categoria. Após a mesa de negociação – que ainda não foi marcada -, a nova proposta será submetida à categoria em assembleia e votação virtual. A data-base é abril e o acordo coletivo 2018/2019 ainda está vigorando.

Clique aqui e confira os números da consulta

RODAPE-SENGE-03