PLR de 2022 da Copel deve ser paga nos próximos dias

Pagamento aguarda aprovação em AGO da empresa

Transmissão ao vivo Assembleia da Copel
11.ABR.2022

De forma similar ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) assinado em 2020, o ACT específico para a Participação Lucros e/ou Resultados, também assinado em 2020, tem duração de dois anos, cobrindo os anos de 2021 e 2022.

Isso significa que os critérios do pagamento da PLR 2022, que deve acontecer nos próximos dias, já foram definidos e encontram-se no Acordo registrado no início de 2021, disponível aqui. O pagamento pode ser feito em até 60 dias após a aprovação na Assembleia Geral Ordinária da empresa, que acontece no dia 29 de abril, mas tradicionalmente a Copel realiza os depósitos logo após a AGO.

No lugar das rodadas de negociação, nos anos de 2021 e 2022, o Senge-PR participou de uma reunião quadrimestral adicional com a discussão de itens administrativos. Com o término da vigência dos atuais ACTs em 2022, as negociações para a celebração dos próximos Acordos devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano.

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

Para possibilitar a reposição financeira das entidades sindicais diante de todos os encaminhamentos necessários aos processos negociais, além de toda a estrutura necessária para realização de assembleias e votações, e visando a manutenção dos Sindicatos para as lutas e enfrentamentos que virão nos anos seguintes, o ACT prevê o desconto da Contribuição Assistencial de R$100, em favor do Senge-PR. Os trabalhadores filiados ao Senge-PR não sofrerão o desconto desta Contribuição.

Existe a possibilidade de oposição à Contribuição, que deve ser feita até o dia 21 de abril. Reconhecendo o fato de que, apesar da melhora nos indicadores, a pandemia ainda não acabou, o Senge-PR aceitará o envio da Carta de Oposição por e-mail. A oposição precisa conter o nome completo, CPF, RG, número do CREA e assinatura de próprio punho ou assinatura digital e deve ser encaminhada para o e-mail senge-pr@senge-pr.org.br com o assunto “Carta de Oposição – Nome do Engenheiro/a”.

É importante observar que, para que a Carta seja acatada pela entidade, ela deve ser enviada dentro do período de oposição. Portanto, cartas recebidas antes do dia 11/04 e depois da data limite, 21/04, não serão aceitas.

Se você ainda não é nosso sócio, considere autorizar o desconto da Contribuição Assistencial. É este recurso que garante que a entidade mantenha as negociações que favorecem nossa categoria. Você também pode considerar filiar-se ao Senge. Nós oferecemos uma variedade de benefícios para nossos associados, que vão de assistência jurídica com custos reduzidos a descontos em cursos de aperfeiçoamento profissional. Saiba mais aqui.

O Senge-PR é o seu canal de negociação. Sua contribuição é muito importante e possibilita a manutenção das nossas conquistas!