Programa Senge Play debate tarifa e energia inovadora

Episódio tem transmissão da Rádio Cultura e nas redes sociais

Comunicação
24.MAIO.2022

O Paraná tem condições de inovar na geração de energia e ainda reduzir a conta de luz? A resposta é sim. A saída segue sendo investir em energias renováveis e projetos que valorizem a Inteligência Artificial, a produção própria de energia e a redução de termelétricas. Mas só isso não basta. Para a conta baratear é necessário mudar a visão do negócio, fazendo com que as empresas de energia sirvam aos interesses da população e não do mercado financeiro. É perfeitamente possível ter uma empresa rentável sem a necessidade de majorar tarifas. 

Esses são os temas do Senge Play com transmissão na Rádio Cultura 930 AM. O programa acontece dia 26 de maio, às 17 horas, com transmissão no Facebook.

Um dos tópicos da discussão é a crise energética de 2022 que não se resolveu. Mesmo com o retorno das chuvas, a crise energética no Brasil não será resolvida em curto prazo. Administrada sem planejamento e estratégia, seus efeitos devem se estender até 2023 com os custos sendo pagos a prazo pelos consumidores. A ANEEL, por exemplo, aprovou socorro financeiro de R$ 10,5 bilhões para o setor elétrico dividido em duas parcelas. O empréstimo autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ser incorporado nas tarifas a partir de 2023. A falta de investimento das empresas públicas e privadas de energia e com a desregulamentação do setor energético brasileiro podem retomar a crise.

Outro tópico da conversa aborda como a população pode ser bem atendida com a retomada do Luz para Todos, garantindo melhor qualidade  com a utilização de rede trifásica a toda área rural e as cidades conectadas através de plataformas de informações poderosas que proporcionam melhores experiências à Mobilidade Elétrica e Smart Cities, avançando-se na modernização do setor elétrico e também nas experiências de Gestão pelo Lado da Demanda

Participação

  • Sérgio Ignácio Gomes – engenheiro eletricista e diretor do Senge-PR. Autor do livro “A Copel É Nossa
  • Frank Toshioka – engenheiro eletricista e gerente de projetos
  • Leandro Grassmann – engenheiro eletricista e presidente do Senge-PR
Voltar a Notícias