Projeto que combina blockchain e GD conquista 3º lugar no Prêmio Cier de Inovação, no Uruguai

Frank Toshioka, que foi o Gerente do projeto de P&D ANEEL, é Engenheiro Eletricista e representante indicado pelo Senge-PR no Conselho do Crea-PR na modalidade Elétrica (CEEE)

Projeto da Copel fica em terceiro em prêmio internacional. Foto: Divulgação
Comunicação
11.NOV.2021

A Copel conquistou o 3º lugar na categoria Descentralização do Prêmio CIER de Inovação, que ocorreu no Uruguai. A Companhia concorreu com o projeto de P&D Aneel “Marketplace descentralizado para comercialização de energia elétrica baseado em Blockchain”, realizado em parceria com o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações). O anúncio foi feito na última semana, mas a premiação será realizada no próximo dia 23 de novembro, durante a Reunião de Altos Executivos da CIER (Comissão de Integração Energética Regional), no Panamá.

“Os potenciais da tecnologia Blockchain têm sido explorados no setor de energia elétrica”, explica Frank Toshioka, gerente do projeto. Para ele, o modelo apresentado pela Copel pode trabalhar alinhado ao modelo regulatório brasileiro e contribuir para sua modernização. “E com isso, levantar dados de operação para subsidiar a análise da viabilidade econômica do modelo, propor um modelo de governança alinhado com a estrutura do setor elétrico nacional e identificar os aprimoramentos regulatórios e comerciais necessários para o debate regulatório com os demais agentes do setor”, acrescenta. 

Além de oferecer benefícios para prosumidores, consumidores e para o modelo regulatório, o marketplace proposto pela Copel deve fomentar a expansão sustentável da Geração Distribuída e das fontes renováveis e incentivar a instalação de sistemas de maior porte, além de reforçar a proposta de sustentabilidade que têm norteado a evolução da geração distribuída ao longo dos anos.  

“Inovamos no uso da emergente tecnologia Blockchain, sendo que o projeto estudou a viabilidade de um modelo de mercado descentralizado. A ideia é que esse modelo permita a comercialização direta de energia entre os produtores de um ambiente de geração distribuída – conhecidos como prosumidores – e os consumidores no mercado das distribuidoras de energia em baixa tensão”, explica. 

O prêmio 

O Prêmio Cier de Inovação foi instituído para promover o reconhecimento de projetos de inovação desenvolvidos por empregados de empresas do setor elétrico, tanto em âmbito corporativo como acadêmico. Em 2021, a instituição laureou os projetos mais inovadores em quatro categorias: digitalização, descentralização, descarbonização e plataforma de inovação. Os projetos premiados receberão troféus e terão seus trabalhos publicados nas próximas edições da Revista CIER. 

“Sinto-me bastante agradecido à Copel Distribuição pela oportunidade de ser o Gerente deste Projeto de Blockchain Copel Distribuição. Neste sentido, cabe um agradecimento às pessoas que nos apoiaram desde o começo da escrita do Projeto e a escolha do meu nome como Gerente do Projeto”, reforça Toshioka. 

Ele ainda agradeceu o suporte financeiro do Programa de P&D  pela ANEEL e “às competentes equipes do CPQD e Copel Distribuição, que participaram diretamente e indiretamente, nesta brilhante jornada juntos, sendo esta premiação apenas um dos diversos frutos dentro do P&D”, comenta o coordenador.

Senge Inovação

O desafio no avanço das tecnologias demanda de profissionais como os engenheiros que buscam soluções criativas e inovadoras, usando até mesmo de assuntos disruptivos como é o Blockchain, que ainda é pouco explorado no setor elétrico brasileiro. 

O Senge-PR incentiva que todos os profissionais da Engenharia se unam neste propósito técnico e se tornem associados  para tornar a classe cada vez mais forte.

Clique aqui e saiba como se associar

Voltar a Notícias