Quadro Negro: Senge condena coação sofrida por engenheiros do setor público

17.MAIO.2018

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) repudia veementemente os abusos sofridos pelos profissionais de engenharia da Secretaria de Educação do Paraná (Seed), retaliados ao se oporem à assinatura de relatórios e documentos falsificados. De acordo com o dono da Construtora Valor, Eduardo Lopes, em delação na Operação Quadro Negro, engenheiros da secretaria eram “trocados” caso não assinassem documentos com medições falsas de obras para liberação de pagamento às construtoras.

Um vídeo com a delação de Lopes, envolvido no esquema que desviou R$ 20 milhões da construção e reformas de escolas estaduais na gestão de Beto Richa (PSDB), foi publicado na imprensa. Para receber os pagamentos, a construtora dependia da assinatura de engenheiros da Seed atestando o andamento das obras. Segundo o delator, os engenheiros se recusavam assinar quando “viam que a coisa estava totalmente fora”. Nestes casos, o profissional era “trocado” até que alguém aceitasse assinar.

Defensor da Justiça e da transparência, o Senge condena todo e qualquer ato ilícito, independentemente da profissão e da condição de prática. O Sindicato defende a probidade e a ética no exercício da engenharia e repudia toda e qualquer forma de pressão ou exposição dos profissionais de engenharia a condições de corrupção.

Ao mesmo tempo, o Senge vem a público ressaltar a importância da valorização dos engenheiros que atuam na iniciativa pública na fiscalização e acompanhamento de obras e infraestrutura. O fortalecimento da categoria, a recomposição de quadros técnicos no estado e políticas salariais que promovam a valorização dos engenheiros são medidas que garantem a qualidade do serviço público.

O conteúdo da delação revela as condições de precarização e de assédio constante que engenheiros vivenciam em várias esferas do poder público. Desta forma, o Senge se solidariza aos profissionais que, em risco às suas carreiras, não compactuaram com as ações irregulares no acompanhamento dos contratos denunciados na Quadro Negro.

Aos engenheiros do setor público e privado, o Sindicato tem portas abertas para todo o profissional que venha denunciar ou relatar casos de assédio, coerção ou corruptibilidade. O Senge ressalta o papel de instituição que representa a categoria, e que se fortalece na medida em que recebe o apoio e a participação de cada engenheiro e engenheira.