Regional Sudoeste do Senge-PR assina nota de alerta contra assédio eleitoral no ambiente de trabalho

Paraná é o segundo estado com mais denúncias de ocorrências durante o atual período eleitoral

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
26.OUT.2022

A regional Sudoeste do Senge-PR assinou uma nota emitida por diversas entidades sindicais da região alertando para a prática de assédio eleitoral no ambiente de trabalho.

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Paraná é o segundo estado com mais denúncias de ocorrências deste tipo de assédio durante o atual período eleitoral, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

O engenheiro agrônomo Eduardo Martins Portelinha, diretor do Senge-PR na regional Sudoeste, lembra que “esse tipo de assédio contra o trabalhador é ilegal” e o posicionamento da regional vai de encontro à missão do Sindicato, que é proteger o trabalhador diante de abusos cometidos por empregadores.

:: Confira a nota na integra abaixo:

Conforme reiterado pelo Ministério Público do Trabalho, é ILEGAL qualquer prática que busque excluir ou restringir a liberdade de voto dos trabalhadores/as, sendo que o uso de violência ou de coação para influenciar o voto são tipificados como crimes, previstos nos artigos 299 e 301 do Código Eleitoral. Assim, impor aos trabalhadores que vote no político apoiado pelo seu empregador sob pena, inclusive de demissão e desemprego, configura assédio eleitoral e esta prática deve ser denunciada. O voto secreto é um direito democrático e fundamental de todos os cidadãos.

Trabalhador, não se intimide!

Caso você ou alguém que conheça tenha sofrido assédio eleitoral no ambiente de trabalho, é possível denunciar pelos seguintes canais:

Sites: https://www.prt9.mpt.mp.br – no campo Coleta de denúncia; ou https://assedioeleitoralecrime.com.br;

Aplicativo: Pardal;

Dúvidas e informações: Fone (46) 3309-0300 – 46 98822 9269 – MPT Pato Branco – das 10h às 16h.

Se preferir, procure o Sindicato da sua categoria. A denúncia pode ser feita de forma sigilosa.

Entidades Signatárias:

Sindicato dos Empregados no Comércio de Francisco Beltrão e Região;

Sindicato dos Empregados no Comércio de Pato Branco e Região;

Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal de Francisco Beltrão;

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Dois Vizinhos e Região;

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Francisco Beltrão e Região;

Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Francisco Beltrão e Região;

Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Dois Vizinhos e Região;

Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Francisco Beltrão;

Sindicato dos Trab. nas Indústria do Vestuário e Confecções de Francisco Beltrão e Região;

Sindicato dos Professores Municipais de Palmas;

Sindicato dos Trab. em Estab. de Serviços de Saúde de Francisco Beltrão e Região – Sintrasaúde;

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Pato Branco e Região;

Sindicato dos Emp. em Turismo e Hospitalidade de Francisco Beltrão e Região;

Sindicato dos Empregados de empresas de segurança e vigilância de Pato Branco e Região;

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Francisco Beltrão e Região;

Sindicato dos Trabalhadores nas Industriais de serrarias, carpintarias, marcenarias, tanoarias de Francisco Beltrão e Região;

Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná – SENGE-PR;

Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais da Prefeitura Municipal de Pato Branco – Sindiserv;

Siemaco;

Sindsaúde-PR;

APP Sindicato;

Fetraf-PR;

Assesoar;

Fórum Regional das Organizações e Movimentos do Campo e da Cidade do Sudoeste do Paraná;

Fórum Sindical dos Trabalhadores do Sudoeste do Paraná.