Senge convoca associados para encontro preparatório ao 10º Consenge

05.JUN.2014

O Senge-PR realiza nesta sexta-feira (6) e sábado (7) o Encontro Estadual do sindicato preparatório ao 10.º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Todos os associados do Senge-PR, com mensalidades em dia, podem participar e trazer sua contribuição para um projeto de nação para o Brasil.

No evento, que será realizado na sede do sindicato em Curitiba, serão eleitos 25 delegados e suplentes (com representatividade de todo o Estado), indicados seis estudantes de engenharia, que participarão do encontro nacional representando o Senge-PR.

Haverá palestras sobre as políticas agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável, com foco no Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional e também dos projetos de inclusão sindical e formação política do Senge-PR, com ênfase no papel do Movimento Sindical frente as Modificações do Mundo do Trabalho.

Participarão do evento como palestrantes o professor de Economia e diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, José Dari Krein; o engenheiro agrônomo e oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul, Carlos Antonio Biasi, o professor de Direito Constitucional e Agrário da PUC-PR, Carlos Marés e a diretora do Senge e representante do Sindicato no Coletivo de Mulheres da Fisenge, Mary Stela Bischof.

O 10º Consenge será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014, em Búzios, no Rio de Janeiro. As discussões em âmbito regional do Senge-PR serão apresentadas no evento nacional. Políticas Agrária e Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável e Projetos de Inclusão Sindical e Formação Política, entre eles o Senge Jovem, serão os temas que o Senge-PR irá apresentar no Congresso.

Intitulado “Um projeto de nação para o Brasil”, o 10º Consenge irá tratar de dois temas centrais: “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho”.

A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 120 mil profissionais filiados aos sindicatos de engenharia representados pela Fisenge. Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro e contará com o apoio do Departamento Intersindical e Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Programação:

Dia 06/06 (sexta)

13h30 – Abertura.

14h – Apresentação e discussão das propostas para O Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional e Subtemas Energia e desenvolvimento – setor elétrico, petróleo e gás; Políticas públicas: saneamento e habitação e Infraestrutura de transporte, mobilidade urbana e telecomunicações.

16h – Coffebreak.

16h15 – Apresentação e discussão das propostas para O Papel do Movimento Sindical frente as Modificações do Mundo do Trabalho e Subtemas – Política sindical e suas interfaces; Ambiente de negociações realidade e perspectivas e Formação profissional.

19h – Encerramento do primeiro dia.

Dia 07.06.14 (sábado)

9h – Palestra sobre Política agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável.

• Palestras com o Oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul, Engenheiro Agrônomo Carlos Antonio Biasi e o professor de Direito Constitucional e Agrário da PUC-PR, Carlos Marés.

10h30 – Grupos de trabalho

12h30 – Almoço.

13h30 – Palestra sobre Projetos de inclusão sindical e formação política.

1. Palestra com o economista e professor da Unicamp, Dari Krein.
  2. Palestra sobre o Senge Jovem
  3. Palestra com representante do Senge-PR no Coletivo de Mulheres da Fisenge – Eng. Agrônoma Mary Stela Bischof.

15h – Grupos de trabalho.

16h – Plenária para sistematização das propostas.

17h – Eleição dos delegados e suplentes.

18h – Encerramento.