Senge discute pauta com CREA e nova mesa de negociações ocorre no dia 16 de abril

04.ABR.2019

O SengePR e o Sindifisc-PR se reuniram com o CREA Paraná no último dia 3 de abril para debater a pauta do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020. A pauta havia sido protocolada no dia 8 de março. O Conselho ficou de fazer uma contraproposta sobre a pauta apresentada. A próxima reunião acontece no dia 16 de abril. Na oportunidade, o sindicato segue lutando pela manutenção das conquistas anteriores e também poder avançar nas cláusulas financeiras e sociais e de direitos dos engenheiros e engenheiras.

A pauta de reivindicações estipula a abrangência do acordo coletivo de trabalho entre 1º de abril de 2019 a 31 de março de 2020. A data-base da categoria é 1o de abril. O CREA enviou ofício um dia antes da reunião garantindo a data-base, o pagamento retroativo dos itens a virem ser acordados e o cumprimento das cláusulas compactuadas no ACT 2018/2019.

Contudo, o CREA quer congelar o adicional por tempo de serviço previsto na cláusula décima primeira: “Pagamento do valor equivalente a 1% (um por cento) sobre a remuneração fixa mensal do integrante da categoria profissional a título de ATS, por ano de atividade, a contar da data de admissão no CREA-PR, limitado a 35% (trinta e cinco por cento)”.

O Conselho também quer rediscutir as ausência legais que são tratadas na cláusula trigésima segunda, ficando, no momento, valendo o artigo 143 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que define os afastamentos em caso de falecimentos, casamento, nascimentos, doação de sangue, entre outros.

REIVINDICAÇÕES

A pauta de reivindicações desse ano destaca aumento real de R$ 250 mais abono de R$ 1,5 mil em parcela única. Ainda nas cláusulas financeiras, se reivindica pagamento de R$ 55 de vale alimentação ou refeição ao longo dos doze meses, incluindo o 13o salário. As cláusulas sociais reforçam reajustes no auxílio creche, auxílio educação para filhos e funcionários, vacina contra gripe e auxílio medicamento e saúde, com o Crea custeando um dependente por funcionário.

REPRESENTAÇÕES

O Senge foi representado pelo presidente Carlos Bittencourt, pelo diretor da entidade e funcionário do CREA, Ricardo Marafrão, e pelo advogado Guilherme Silva Bednarczuk. Pelo SindifiscPR participou o presidente Antônio Marsengo. A representação do CREA teve o 2º Vice-presidente, José Fernando Garla, 1º Diretor Financeiro, Gerson Luiz Boldrini, e o chefe de Recursos Humanos, Ricardo Bittencourt.

Clique aqui e confira a pauta de reivindicações