Senge e Senge Jovem são apresentados aos alunos de agronomia da UFPR

28.SET.2015

Em visita ao Senge-PR nesta segunda-feira (28), os alunos do quinto período de agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram uma aula sobre a importância da entidade sindical na defesa dos trabalhadores e sobre as formas de atuação do Senge na luta corporativa dos engenheiros.

Em palestra ministrada pelo presidente do Senge, o engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt, os futuros profissionais de engenharia agronômica conheceram um pouco das oito décadas de história do Sindicato dos Engenheiros, e as principais ações da entidade nos últimos anos em defesa dos engenheiros e da sociedade.

aula_

Na palestra, os acadêmicos de agronomia também aprenderam as principais responsabilidades e atribuições do Senge, como uma entidade sindical que atua de forma a representar e defender os direitos dos trabalhadores engenheiros, participando de negociações salariais, de debates sobre a atuação dos profissionais no mercado e na sociedade, ingressando com ações jurídicas em prol dos trabalhadores, dentre outras ações.

A iniciativa de trazer os estudantes de agronomia para conhecer uma das entidades de classe de representação dos engenheiros é do professor de agronomia da UFPR, Wilson Loureiro, que a cada semestre leva os acadêmicos dos últimos períodos do curso ao Sindicato, ao conselho regional e à associação dos profissionais.

aula_bitt

Afora a as atuações do sindicato para os profissionais de engenharia, os alunos de agronomia também puderam conhecer o Senge Jovem, projeto do Sindicato que oferece suporte à qualificação profissional e promove debates e ações pela inovação, valorização profissional e participação sindical.

O projeto está estruturado em seis vertentes: Espaço Senge Jovem, de filiação gratuita ao Sindicato como sócio-aspirante; Engenharia Solidária, para o desenvolvimento de projetos de suporte social em convênio com as universidades; Militante em Formação, de integração dos estudantes à atividade sindical com ênfase à importância da representatividade para o exercício profissional; Ciclo de Eventos, Cursos e Palestras, com certificação para o suporte na formação profissional e Redes de Informação, com a criação de um portal para o compartilhamento de conhecimento, agendas e dados sobre a vida profissional.