Senge empossa nova diretoria da regional de Campo Mourão

Senge Paraná
08.JUN.2017

“Hoje é um desafio muito grande ser mulher em um sindicato, sobretudo da engenharia, área predominantemente masculina. Mas esse espaço deve ser ocupado, e isso vem por meio da luta”, afirma a nova diretora geral da Regional de Campo Mourão, engenheira agrônoma Losani Perotti. A defesa marca a posição da primeira engenheira a assumir a diretoria regional, empossada durante cerimônia do Senge nesta quarta-feira (7). Veja as fotos do evento no Facebook do Senge

Plural, a mesa de abertura da cerimônia contou com representantes da prefeitura, de organizações sindicais e sociais
Plural, a mesa de abertura da cerimônia contou com representantes da prefeitura, de organizações sindicais e sociais

“No dia a dia, na luta no mercado de trabalho, temos que ficar provando que somos capazes de fazer nosso trabalho com qualidade e eficácia. Essa é uma luta diária, que se soma às outras batalhas com as jornadas triplas ou múltiplas, administrando a casa, a saúde da família e muito mais. Por muitas vezes diante dessas circunstâncias acabamos não assumindo esses espaços em nossas comunidades, no nosso sindicato. Mas digo que é fundamental que a gente ocupe esses espaços, para que sejamos protagonistas desta história”, afirma Losani. Veja abaixo a mensagem da diretora da regional sobre os desafios do próximo triênio.

 

Para o presidente do Senge, engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt, a formação da diretoria estadual e das regionais nesta gestão que se inicia é uma marca histórica na luta pelo aumento da participação das mulheres nos espaços de poderes. “Essa diretoria estadual que assume o Senge no próximo triênio é a que tem maior presença de engenheiras. Elas são 29% da composição da nova direção. Nas regionais, a participação também aumenta, como aqui em Campo Mourão, que passa a ter como diretora da regional a guerreira companheira Losani. E que não ficará sozinha, mas também terá como colega de luta no sindicato a engenheira Márcia Laino, que entra agora na atual gestão, com uma forte história de militância na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Umuarama”, afirma Bittencourt. 

Diretoria que assume nova gestão do Senge é a que mais tem participação feminina na composição
Diretoria que assume nova gestão do Senge é a que mais tem participação feminina na composição

Desejando sucesso para a gestão que assume, o engenheiro Manoel Genildo Pequeno, que deixa a gestão após seis anos como diretor da regional, agradece o apoio da diretoria e da categoria nessa jornada na defesa da engenharia, dos engenheiros e da sociedade. “Deixar a diretoria sabendo que é assumida pela companheira Losani é uma grata satisfação, pois é uma batalhadora, uma engenheira que com os demais colegas do Senge ampliará cada vez mais a forte atuação da entidade na luta pela categoria, pela justiça e contra o abuso do capital. Agradeço aos companheiros que nos acompanharam nestes seis anos de gestão à frente da regional, com a promoção de inúmeros e importantes eventos e mobilizações. O que foi feito até aqui é mérito de um grupo, que trabalhou, se dividiu e as coisas aconteceram por isso”.

Além de cerca de 40 associados e lideranças sindicais e políticas da região, a cerimônia também foi acompanhada pelos dirigentes da Diretoria Colegiada, Victor Meireles Sampaio de Araújo e Claudinei Ribas Pedroso, e pela diretora da regional de Maringá, Ana Paula Aletto e Eduardo Augustinho dos Santos.

Diretoria eleita para a gestão 2017/20
Diretoria eleita para a gestão 2017/20

Veja abaixo a composição da diretoria da regional empossada para o próximo triênio

Diretora Geral Regional Eng.º Agr.ª Losani Perotti

Diretor Regional Secertário Eng.º Agr.º Roberto Menezes Meirelles

Diretor Regional Financeiro Eng.º Civil Sebastiao Carlos Mauro

Diretor Regional Eng.º Civil Vinicius Augusto Bussola

Diretor Regional Eng.º Civil Expedito Goulart Brasil

Diretor Regional Eng.º Prod. Mario Augustus Caldani

Diretora Regional Eng.º Agr.º Marcia Helena Laino

Diretor Regional Eng.º Agr.º Antonio Fernandes da Costa Neto

Ação em conjunto com os sindicatos, entidades de classe e movimentos sociais – outra frente de ação da regional para o próximo triênio, segundo a diretora Losani, será o fortalecimento da ação da entidade junto aos movimentos social e sindical para a resistência e avanço na luta contra os retrocessos de direitos trabalhistas e sociais.

“É fundamental que tenhamos a união e que, fortalecidos, a gente possa enfrentar essa dura batalha contra os ataques aos direitos, que vem alinhado tanto no governo federal quanto no estadual. E para isso nós temos que nos aproximarmos dos movimentos sociais e das outras entidades sindicais, para que não sejamos aniquilados, que é o objetivo de quem está no poder, de desmantelar as entidades que defendem os direitos da população, com medidas como o ataque às formas de custeio da organização dos trabalhadores”, afirma a engenheira.

Fundamental ver em entidades como no Senge a força que pulsa em prol dos direitos dos trabalhadores
Fundamental ver em entidades como no Senge a força que pulsa em prol dos direitos dos trabalhadores

Prova da aposta na parceria é a participação, na cerimônia mesa da cerimônia de posse, da coordenadora da Frente Brasil Popular, Leonice Casarin de Mattos Silva. Representando os movimentos sociais e sindicais , Leonice ressalta a participação e importância do Senge na luta progressista da região, alinhado às entidades que atuam pelos direitos dos trabalhadores. “No próximo dia 30 temos um novo chamado para a greve geral dos trabalhadores, e temos que nos reunir e nos fortalecermos, olhando para além das nossas categorias. Juntos somos melhores e mais fortes”.

Profícua parceria do Crea com a regional para seguir na defesa do interesse da categoria
Profícua parceria do Crea com a regional para seguir na defesa do interesse da categoria

Parceria com entidades de classe e com a prefeitura na luta pelas engenheiras e engenheiros – para o engenheiro Nilson Cardoso, vice-presidente do Crea, a regional de Campo Mourão é uma das mais ativas junto ao Conselho nas discussões sobre a regulamentação e fiscalização da profissão. Como entidades que representam a categoria, Nilson reafirmou o apoio do Crea ao Senge e desejou uma profícua gestão à engenheira Losani e demais companheiros da diretoria da regional.

Prefeitura de portas abertas para a nova gestão para debater as reivindicações da categoria
Prefeitura de portas abertas para a nova gestão para debater as reivindicações da categoria

Os votos de uma excelente gestão à frente da entidade na região de Campo Mourão também foi reforçado pelo engenheiro civil e secretário de obras e serviços públicos de Campo Mourão, Luiz Carlos Malavazzi. Representando a prefeitura, Malavazzi ressaltou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos quadros técnicos da prefeitura, e reafirmou a abertura de diálogo com o sindicato para debater as reivindicações da categoria.

Manter o esforço e a aposta da diretoria no futuro da engenharia, os estudantes e integrantes do Senge Jovem
Manter o esforço e a aposta da diretoria no futuro da engenharia, os estudantes e integrantes do Senge Jovem

Seguir na aposta do futuro com novos engenheiros e estudantes – manter o compromisso com os futuros engenheiros e com a inserção dos estudantes de engenharia nos grandes debates sobre o futuro da profissão e sua função na sociedade foram cobranças externadas na faça do coordenador regional do Senge Jovem, estudante de engenharia eletrônica pela UTFPR, Duane Oliveira. “Esperamos que continue o incentivo ao espaço dos estudantes na gestão que se incia. Que essa aposta no Senge Jovem e nos futuros engenheiros, que também são o futuro da nação e o alicerce das mudanças que virão neste país, continue firme na regional do Senge em Campo Mourão”.

Uma secretária com garra de diretora da regional, militante e batalhadora
Uma secretária com garra de diretora da regional, militante e batalhadora

Uma secretária com garra de diretora do Senge. Edir é homenageada no discurso da nova diretora da regional – Emocionada, a diretora Losani, no encerramento de seu discurso de posse, faz uma homenagem à secretária da regional, Edir Isabel Botelho, a mais antiga funcionária do Sindicato. “Meu agradecimento a Edir Botelho, uma pessoa muito importante para nós, é uma viga mestra dentro do Sindicato. Essa pessoa guerreira,é uma mulher, é uma pessoa guerreira, que não se limita a ser secretária do Sindicato. Ela transcende essa responsabilidade de conduzir as organizações da Regional do Senge com muita responsabilidade, ela é uma militante que incorpora a missão do sindicato. Ela participa com a gente, participa das mobilizações, organiza como ninguém todas as ações e eventos nossos. Somos gratos pela sua atuação e contamos com você nesta gestão que se inicia”.

Voltar a Notícias