Senge empossa nova diretoria da regional de Ponta Grossa

Senge Paraná
30.JUN.2014

Na última sexta-feira (27), tomaram posse a nova diretoria do Senge-PR em Ponta Grossa para o triênio 2014/17, sob liderança da engenheira civil Margolaine Giacchini. O evento, realizado na Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), espaço onde funciona a nova regional do sindicato, contou com a presença do presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, do presidente do Crea-PR, Joel Krüger e de lideranças da região.

A cerimônia de posse marca a retomada da regional do sindicato em Ponta Grossa, que ficou desativada nos últimos anos, e que representa atualmente cerca de dois mil profissionais nos 27 municípios na região dos Campos Gerais. Além da engenheira Margolaine, compõem a diretoria regional de Ponta Grossa a diretora adjunta secretária Adriana Baumel, o diretor adjunto financeiro Manoel Marcelo da Silva Martins e as diretoras adjuntas Helena de Geus Schleder e Luciane Curtes Porfírio Silva.

IMG_1495 Segundo Margolaine, os principais desafios que se apresentam neste início de gestão é a estruturação da nova regional e a ampliação do quadro associativo da entidade na região. “Agora de início vamos trabalhar com toda a organização estrutural da regional, com a proposta de ampliarmos a base de associados do Senge-PR para termos força e apoio da categoria para atuarmos na representação e discussão de políticas públicas, que é uma importante missão que vamos desenvolver e procurar fazer intensamente na sociedade. A regional do Senge-PR em Ponta Grossa vem para somar com as demais entidades de classe. Nossa proposta é essa, pois certamente juntos teremos uma força maior para lutar pelos interesses e direitos dos profissionais de engenharia e de agronomia”.
Presente no evento, o ex-presidente do Senge-PR na gestão 2011/14 e atual diretor licenciado da entidade, Ulisses Kaniak, rememorou a luta do Sindicato nos últimos anos para a retomada da regional. “A posse dessa regional é fruto não apenas de um intenso trabalho de aproximação da entidade com os profissionais da região, mas do compromisso das engenheiras e engenheiros de Ponta Grossa e dos demais 26 municípios que compõem a regional na união da categoria por uma representação política. Quando chega nesse momento em que as coisas saem do papel e das conversas, e que consolidamos uma regional mais uma vez, enfrentamos esse momento como uma vitória, uma conquista. Criar uma regional nova fortalece o sindicato, fortalece todos os profissionais da região”. IMG_1446

Durante a cerimônia, o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, ressaltou o compromisso do sindicato com a intensificação da atuação da entidade em todo o estado na defesa dos profissionais de engenharia e da sociedade. “Reconquistamos os Campos Gerais em grande estilo com a certeza de que o Senge-PR avançará a passos largos na defesa de cada um dos profissionais de engenharia e geociências que trabalham nessa pujante região. A retomada da nossa representação em Ponta Grossa e a presença do Senge em cada uma das oito regionais espalhada pelo estado são de grande importância para a nossa categoria. Não abrimos portas para fazer número, mas para fazer a diferença em nome da cidadania e em defesa dos engenheiros e da engenharia”.

IMG_1475 Bittencourt também salientou a expressiva participação feminina na direção da regional, um exemplo a ser seguido pela entidade no aumento da participação das mulheres nas entidades de classe. “A maciça participação feminina no renascimento desta regional do Senge é um fato marcante. Dos cinco integrantes da diretoria regional, quatro são mulheres. Nesta gestão que se inicia nas diretorias estadual e das regionais, o Sindicato praticamente dobrou o número de mulheres em sua diretoria”.

Também participaram da cerimônia de posse o vice-presidente do Senge-PR, Valter Fanini, o ex-presidente do Sindicato e atual diretor licenciado da instituição, Ulisses Kaniak, o diretor-secretário Leandro Grasmann, a diretora e representante do Sindicato no Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Mary Stela Bischof, e o ex-presidente do Senge-PR, Luis Carlos Correa Soares.

Confira abaixo as saudações das autoridades que compuseram a mesa principal na cerimônia de posse da regional do Senge-PR em Ponta Grossa.

Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Joel Krüger

IMG_1397 “No Crea-PR nós temos uma preocupação muito grande com a valorização de nossas entidades de classe, para que a gente possa cumpri efetivamente o papel de defesa da valorização das profissões, e dos interesses maiores da sociedade paranaense. Nós só conseguimos atingir esse objetivo tendo entidades de classe e instituições de ensino fortes. Por isso parabenizo o Senge, à Margolaine a os diretores que com ela assumem a nova diretoria da Regional de Ponta Grossa, que é mais um passo do Sindicato na ampliação da defesa dos profissionais de engenharia”.

Presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Aliel Machado

“Fico feliz de ver uma organização sindical se mobilizando, pois defendo que todas as categorias têm direito de se organizar para colaborar para a sociedade, e temos vários desafios em Ponta Grossa para avançar. Precisamos dessa representação na região dos Campos Gerais, que vem crescendo significativamente, e enfrentando muitos desafios devido ao crescimento. Sabemos que o sindicato não serve apenas para atender aos interesses dos seus associados, mas também para promover o desenvolvimento das cidades, e sabemos que podemos contar com a nova regional do Sindicato para debater a nossa sociedade”. IMG_1426

Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), Heitor Fiuza Júnior

IMG_1389 “É com imensa satisfação que vemos a reativação da regional do Senge-PR em Ponta Grossa, sobretudo em parceria com a Associação, dividindo este espaço de luta pelos profissionais de engenharia e agronomia. Esperamos que possa crescer a atuação da entidade nos Campos Gerais, uma área rica de profissionais, com várias instituições de ensino que anualmente formam novos engenheiros para o mercado, e que necessitam de entidades sólidas, como o Senge, para defender e lutar por seus direitos”

Secretário de Agricultura de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Neto

“Os engenheiros são fundamentais para a sociedade, pois é uma categoria que planeja a sociedade e que participa ativamente no desenvolvimento da área rural. Quem não tem hoje o acompanhamento do engenheiro civil ou agrônomo, está fadado muitas vezes a não ter sucesso em seu empreendimento. Então a categoria traz muito ao município e para a região. E é com grande prazer e orgulho que parabenizo a nova diretoria do Senge e a retomada da regional aqui na região que atuará na defesa desses profissionais tão importantes para nossa sociedade”. IMG_1433

Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Carlos Luciano Sant´Ana Vargas

IMG_1416

“Parabenizo a Margolaine e ao Bittencourt por viabilizar o retorno da regional do Senge-PR à nossa cidade, e enfatizar a importância do Sindicato não apenas como um órgão de classe, mas também defensor dos valores da sociedade que precisam ser carregados como bandeira. E a UEPG, e acredito que as demais instituições de ensino também, que tem como obrigação trabalhar na formação de novos profissionais de engenharia, agronomia e geociências, estarão de portas abertas às instituições de classe para, desde o início da formação dos futuros profissionais, possam incutir neles essa possibilidade de que além de exercerem suas funções para o mercado, também podem trabalhar em prol da comunidade de forma voluntária, à exemplo do que vem fazendo há anos a nova diretora do Senge-PR, a Margolaine Giacchini”

Deputado Estadual Péricles de Mello

Eu sou testemunha da importância que tem o Sindicato dos Engenheiros do Paraná para a sociedade, não só nas questões que dizem respeito à profissão, mas principalmente nas questões mais gerais da sociedade paranaense. Muitas vezes recebi vários diretores e presidentes do Senge para debater questões candentes à sociedade na área de políticas públicas. Por isso estou certo de que a nova regional de Ponta Grossa vai desempenhar com muito sucesso um papel importante para a sociedade e para os profissionais de engenharia dos Campos Gerais”. IMG_1409

Conheça os novos diretores que assumem, junto com a engenheira civil Margolaine Giacchini, a diretoria da regional do Senge em Ponta Grossa, e os principais desafios junto ao sindicato para o triênio 2014/17.

Diretora Regional Adjunta Secretária – Engenheira Agrônoma Adriana Baumel "Acredito que o grande desafio nos 27 municípios de atuação da regional é levar o Senge a cada um deles. Levar aos engenheiros que fazem parte do quadro da prefeitura, do quadro do estado e de empresas de economia mista,  como a Ssanepar, o trabalho do sindicato na busca pela valorização profissional e na defesa das questões dos direitos trabalhistas".
Diretora Regional Adjunta Secretária – Engenheira Agrônoma Adriana Baumel
“Acredito que o grande desafio nos 27 municípios de atuação da regional é levar o Senge a cada um deles. Levar aos engenheiros que fazem parte do quadro da prefeitura, do quadro do estado e de empresas de economia mista, como a Sanepar, o trabalho do sindicato na busca pela valorização profissional e na defesa das questões dos direitos trabalhistas”.

Diretor Regional Adjunto Financeiro – Engenheiro Civil Manoel Marcelo da Silva Martins "Nessa retomada de trabalho pretende atuar, além do trabalho com a valorização dos profissionais e do piso, na promoção de cursos e palestras nas diversas áreas da engenheira, tanto para valorizar os profissionais quanto para trazer oportunidades de contato com novas tecnologias que estão surgindo no mercado".
Diretor Regional Adjunto Financeiro – Engenheiro Civil Manoel Marcelo da Silva Martins
“Nessa retomada de trabalho pretende atuar, além do trabalho com a valorização dos profissionais e do piso, na promoção de cursos e palestras nas diversas áreas da engenheira, tanto para valorizar os profissionais quanto para trazer oportunidades de contato com novas tecnologias que estão surgindo no mercado”.

Diretora Adjunta - Engenheira Civil Helena de Geus Schleder “Lutar pela valorização dos engenheiros que atuam no serviço público, buscando o respeito ao piso profissional nas prefeituras, e na ampliação dos direitos destes profissionais, que são fundamentais para o desenvolvimento das cidades”.
Diretora Adjunta – Engenheira Civil Helena de Geus Schleder
“Lutar pela valorização dos engenheiros que atuam no serviço público, buscando o respeito ao piso profissional nas prefeituras, e na ampliação dos direitos destes profissionais, que são fundamentais para o desenvolvimento das cidades”.
Diretora Adjunta – Engenheira Agrônoma Luciane Curtes Porfírio Silva “A expectativa é muito grande e positiva no sentido de que realmente a gente pode representar os engenheiros, agrônomos que fazem parte do sindicato, e com certeza em Ponta Grossa a gente consegue agora ter mais força junto aos órgãos e aos profissionais para que possamos chegar ao trabalho das políticas públicas, desenvolvimento dos municípios.
Diretora Adjunta – Engenheira Agrônoma Luciane Curtes Porfírio Silva
“A expectativa é muito grande e positiva no sentido de que realmente a gente pode representar os engenheiros, agrônomos que fazem parte do sindicato, e com certeza em Ponta Grossa a gente consegue agora ter mais força junto aos órgãos e aos profissionais para que possamos chegar ao trabalho das políticas públicas, desenvolvimento dos municípios.

 

 

Voltar a Notícias