Senge integra o Fórum dos Servidores do Paraná (FES) a partir de julho

31.JUL.2018

37689074_823720287821471_6267000013834944512_n

No mês de julho, o Senge-PR passou a integrar oficialmente o Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Paraná (FES). Com a entrada do sindicato, o Fórum agora é composto por 20 entidades. O pagamento da reposição da inflação dos últimos 12 meses e a garantia da data-base estão entre as pautas centrais do Fórum, negadas de forma sistemática pelas gestões de Beto Richa (PSDB) e Cida Borghetti (PP) a frente do governo estadual.

O ingresso do Senge no FES faz parte dos compromissos assumidos pela atual diretoria durante a eleição de 2017. “Com uma luta isolada, o Senge não teria força política para mobilizar a maquina pública e não seria atendido em um pleito exclusivo de engenheiro, e sim do conjunto dos servidores públicos. Por isso a importância de fortalecendo junto às outras organizações”, explica engenheiro civil Valter Fanini, diretor-secretário adjunto do Senge que representa o Sindicato no Fórum.

A atuação do Senge no Fórum se dará especialmente no Grupo de Trabalho sobre Previdência. “Nossa intenção é fortalecer a defesa da saúde financeira do sistema Paraná Previdência, que vem sendo ameaçado de extinção, ou de transferência de seus fundos para outras finalidades”, aponta Fanini.

O Senge fará uma reunião com os engenheiros servidores públicos estaduais para dialogar sobre as principais ameaças à carreira e também para apresentar as iniciativas do FES e do Sindicato no campo jurídico e das mobilizações.

Próximos passos da mobilização

Valter Fanini e o presidente do Senge, Carlos Roberto Bittencourt, participaram de uma reunião do FES, no 19 de julho, quando foram debatidos os próximos passos da luta pela defesa dos direitos dos servidores.

A partir do dia 7 de agosto, quando os deputados estaduais retornam do recesso, os sindicatos retomaram as mobilizações na Assembleia Legislativa do Paraná.

Confira o que foi programado para o mês:

07 de agosto, terça-feira: Mobilização no retorno da ALEP

10 de agosto, sexta-feira: Dia nacional do basta

14 de agosto, terça-feira, às 9h – ParanaPrevidência – Audiência Pública no Plenarinho da ALEP

30 de agosto, segunda-feira: Ato unificado de descomemoração do dia 30 de agosto, quando os prefessores estaduais sofreram repressão do governo Álvaro Dias.

O que é o FES

A carreira dos servidores públicos têm algumas especificidades quando comparada a dos trabalhadores que estão sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Um das principais diferenças é não ter Acordo Coletivo. Os benefício e reajustes dos servidores estaduais deve ser aprovado pelo Governo e encaminhado à Assembleia Legislativa para se tornar lei.

Para fortalecer a capacidade de mobilização e reivindicação, os sindicatos representantes das diversas categorias de servidores uniram esforços na criação do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Estaduais (FES), em outubro de 1989.

Atualmente o FES é composto por 20 entidades sindicais, e representa mais de 200 mil servidores públicos do Paraná. A coordenação estadual é formada por Marlei Fernandes de Carvalho (APP-Sindicato), Donizétti Aparecido Rosa da Silva (Sindiseab) e José Maria de Oliveira Marques (Sinteemar)