Senge-PR oferta curso sobre transporte e urbanismo

Evento online começa no dia 5 de julho e vai até 9 de julho

Comunicação
01.JUN.2021

O Senge-PR está ofertando aos seus associados o “CURSO TRANSPORTE PÚBLICO E URBANISMO”. As palestras se dividem em cinco módulos que acontecem do dia 5 de julho a 9 de julho. O palestrante é o engenheiro Civil (UFPR-1982), DEA (DuyOT-ETSAM-UPM-2007) e fundador Sociedad Peatonal (2003), Cofundaddor NeReAs, Roberto Ghidini. Os encontros serão virtuais, via Plataforma Zoom do Senge-PR e as inscrições deve ser feitas preenchendo o formulário presente na sessão “Cursos e Eventos” do site.

OBJETIVOS – O propósito deste curso é dar conhecimento a autoridades de transporte urbano, planejadores de sistemas de transportes urbanos, urbanistas em geral, além de engenheiros, arquitetos, assessores imobiliários e aos interessados sobre esta temática em geral. Pretende-se fomentar um grupo de debate e reflexão sobre esta questão e indicar algumas linhas básicas por onde seguir.

MARCOS CONCEITUAIS Grandes cidades são um terreno fértil para o crescimento económico contemporâneo; nelas são criados ambientes sociais especiais e ao funcionarem como centros de difusão da mudança social, influem na sociedade, além de seus limites estritos. Além disso, eles constituem centros do poder político; a maioria das cidades pequenas têm uma influência política local e metrópoles dominam a política nacional.

A dinâmica territorial, sobre o âmbito urbano, produzida pelo passar do tempo, em muitos casos, se viu influenciada pela “chegada” do transporte coletivo. Em outros casos, devido a “pressões” causadas pela velocidade em que ocorreram estas mudanças, foram determinantes para a igual “chegada” dos sistemas de transporte em determinadas regiões urbanas para poder responder às demandas de transporte locais. 

Em torno a esta dualidade (dinâmica territorial e transporte público), vai talvez a chave para que se possa como planificador, seja no executivo municipal, no legislativo municipal, ou bem na área privada, como “expert” em planejamento e transporte, resolver os principais problemas urbanos das cidades atuais.

::. Saiba mais clicando aqui

Voltar a Notícias