Senge-PR representa14% das vagas de Conselheiros do CREA-PR

Sindicato também tem posição de destaque na coordenação das Câmaras Especializadas

Terço de conselheiros do CREA-PR tomou posse. Foto: CREA-PR
20.JAN.2022

O ano de 2022 começou com a posse dos coordenadores das Câmaras Especializadas do CREA-PR e dos conselheiros da entidade. Este último com a renovação de ⅓ do seu quadro. Os eventos que visam fortalecer o Conselho na representação e fiscalização da engenharia paranaense teve como um dos seus destaques a influência do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), que ocupa cadeiras na diretoria do Conselho, a coordenação ou coordenação conjunta das Câmaras Temáticas e com a indicação de conselheiros titulares e suplentes da entidade de classe. O Senge-PR ocupa 14% das vagas de conselheiros, chegando a 34 membros.

A consolidação do papel do sindicato junto ao CREA-PR ocorreu na noite de quarta-feira (19) durante a nomeação dos novos conselheiros para ocupar um terço das cadeiras. De acordo com o CREA-PR, com a renovação do terço, assumem 46 novos conselheiros, sendo 18 representantes de Instituições de Ensino e 28 de Entidades de Classe.

Conforme explica o coordenador-adjunto da Comissão de Renovação do Terço de 2021, engenheiro mecânico Ricardo Vidinich, a cerimônia acontece anualmente e “oxigena”, atualiza e moderniza o Conselho. O mandato de conselheiro do Crea-PR é de três anos, podendo ser renovado uma vez pelo mesmo período. Após findar o prazo, a vaga deve ser cedida obrigatoriamente a outro profissional.

“É uma iniciativa saudável para manter o Crea-PR atuante e ainda mais próximo dos profissionais”, considera o engenheiro Ricardo.  O quadro de conselheiros é composto por 143 profissionais, sendo que a novidade, neste ano, foi a criação de três novas vagas indicadas pelas Entidades de Classe, passando de 99 para 102. Já as Instituições de Ensino contam com 41 conselheiros atuando no Crea-PR.

O sindicato também tem protagonismo nas Câmaras Especializadas (veja lista abaixo). Elas são os órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética. Cada Câmara Especializada é composta por Conselheiros representantes das diferentes modalidades que integrem a respectiva categoria ou grupo profissional (saiba mais).

Na avaliação do presidente do Senge-PR, é fundamental que o sindicato ocupe esse espaço dentro do CREA-PR, pois é no conselho de classe que muitas decisões relativas ao salário mínimo profissional, fiscalização, definições técnicas e discussões sobre o papel da engenharia são travadas.

“O Senge-PR entende que é fundamental a entidade ocupar espaço de decisão política em instituições, conselhos e comitês. Muitas vezes é nesses espaços que se travam, no bom sentindo, discussões que envolvem a carreira, a formação e a renda dos profissionais da engenharia. O Senge-PR entende que é papel do sindicato tanto a luta dentro das negociações salariais, quando o bom debate sobre formação e sobre o desenvolvimento da sociedade”, avalia Grassmann. Ele ainda saúda os coordenadores e conselheiros.

“Nesses profissionais, nós depositamos a nossa confiança e dos nossos associados em busca de uma engenharia, unida, forte e progressista”, conclui

Leandro Grassmann, presidente Senge-PR

Representação do Senge-PR no CREA-PR. Gráfico: Frank Toshioka, engenheiro eletrecista e suplente de conselheiro.

LISTA DE REPRESENTAÇÃO NAS CÂMARAS

• Diretoria do CREA-PR: Diretora Financeira Maria Cristina Graf (Eng. Civil)
  • Comissão dos Coordenadores: Coordenador Ayrton Pontes (Eng. Mec.)
  • Comissão dos Coordenadores: Coordenador Adjunto: ex-Diretor Orley Jayr Lopes (Eng. Agr).
  • CEEE – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica: Coordenador Fabio Bianchetti (Eng. Eletric.)
  • CEEMM – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica: Coordenador Ayrton Pontes (Eng. Mec.)
  • CEEMM – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica: Coordenador Adjunto: Régis Landi Tambasco Glória (Eng. Prod. Mec.)
  • CEEAEST – Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho: Coordenador Ex-Diretor  Nilton Camargo Costa (Eng. Seg. Trab.)
  • CEA – Câmara Especializada de Agronomia: Coordenador ex-Diretor Orley Jayr Lopes (Eng. Agr.)
  • Comissão de Renovação do Terço: Coordenador Hélio Deitos (Eng. Civil)
  • Comissão de Renovação do Terço: Coordenador Adjunto associado: Wagner Godoy
  • Comissão Tomada de Contas Adjunto: Coordenador Jorge Irineu Demétrio (Eng. Elet.)
  • Comissão de Acessibilidade: Coordenador Raiger Moreira Alves (Eng. Civil)
  • Comissão de Acessibilidade: Coordenador Adjunto: Fernando Patrício (Eng. Elet.)
  • CET Agronomia: Coordenador Ciro Daniel Marques (Eng. Agro.)
  • CET Agrotóxicos: Coordenador Luiz Carlos Balcewicz (Eng. Agro.)
  • Comitê Mulheres:  Coordenadora Adjunta: Elizandra Gonçalves Taques Sartori (Eng. Comp.)

::. Confira como ficou a composição das Câmaras Especializadas

::. Confira a lista dos Conselheiros do CREA-PR

::. Leia: Cerimônia de renovação do terço apresenta novos conselheiros do Crea-PR