Senge-PR repudia PL de Temer que flexibiliza atuação de engenheiros estrangeiros no Brasil

17.OUT.2017

Site concretiza construtora

Em meio à crise econômica e ao alto nível de desemprego entre os profissionais da engenharia, o governo de Michel Temer quer levar ao Congresso Nacional um projeto de lei para flexibilizar a regulamentação da atuação de engenheiros estrangeiros. A proposta vai na contramão da realidade da categoria, que amarga com a falta de oportunidades de trabalho, por consequência da estagnação econômica que assola o país.

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o número de profissionais demitidos é superior ao de contratados desde 2014, somando um total de 42 mil engenheiros que perderam o emprego no período.

Apesar desse cenário dramático, a intenção do governo federal é “destravar o mercado da construção civil – imobiliário e de infraestrutura – para estrangeiros”. Afinal, o que justifica entregar os empregos aos estrangeiros? Faltam engenheiros no Brasil? O governo sabe que a resposta é não.

Este PL vai aprofundar a desnacionalização da economia, o desmonte da engenharia e da soberania nacional – assim como o que já tem ocorrido em decorrência da operação Lava Jato, que atua de forma a desmontar e prejudicar a engenharia brasileira, com a criminalização de empresas, e não de pessoas.

Nos somamos à Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, juntamente com os sindicatos que a integram, e repudiamos esta medida. Exigimos que o governo brasileiro passe a governar, de fato, para a população brasileira, e que preze pelos profissionais da engenharia que tanto contribuíram, contribuem e que seguiram contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.