Senge recebe menção honrosa da Alep por publicação sobre amianto

03.JUL.2014

A mesa executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) concedeu ao Senge-PR, no último dia 25, menção honrosa em reconhecimento à atuação do sindicato na defesa dos trabalhadores vítimas da exposição ao amianto, e pela publicação do livro “A exposição ao amianto e sua proteção jurídica”. A menção,em homenagem ao então presidente do Senge-PR durante a publicação do livro e atual diretor licenciado do Sindicato, Ulisses Kaniak, é assinada pelo deputado estadual Ney Leprevost.

O livro, fruto de parceria de três anos do Senge-PR e do núcleo de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta doze artigos analisando, sob viés jurídico e técnico, casos reais de exposição de trabalhadores ao amianto, os impactos ambientais do uso do produto e a necessidade de dispositivos legais que promovam o banimento de sua aplicação.

O amianto, ou asbesto, é um conjunto de minerais fibrosos usado, em sua maioria, em materiais de construção civil, como telhas, caixas d`água, tubulações, painéis acústicos e divisórias. A exposição ao amianto pode provocar inúmeras doenças como câncer de pulmão e do aparelho digestivo. O amianto é comprovadamente danoso à saúde, e o reconhecimento do perigo à sua exposição resultou em banimento de seu uso em inúmeros países – como o caso emblemático da Itália -, estados e cidades – em Curitiba, o banimento foi aprovado em 2012.

A obra foi organizada pela assessoria jurídica do Senge-PR e por professores do departamento de Direito da UFPR. Confira na revista do Senge uma reportagem sobre os riscos da exposição ao amianto e sobre o lançamento do livro

menção