Senge se associa ao Fórum dos Servidores do Paraná (FES)

03.AGO.2018

37689074_823720287821471_6267000013834944512_n

No mês de julho, o Senge-PR passou a integrar oficialmente o Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Paraná (FES). Com a entrada do sindicato, o Fórum agora é composto por 20 entidades. O pagamento da reposição da inflação dos últimos 12 meses e a garantia da data-base estão entre as pautas centrais do Fórum, negadas de forma sistemática pelas gestões de Beto Richa (PSDB) e Cida Borghetti (PP) a frente do governo estadual.

O ingresso do Senge no FES faz parte dos compromissos assumidos pela atual diretoria durante a eleição de 2017. “Com uma luta isolada, o Senge não teria força política para mobilizar a maquina pública e não seria atendido em um pleito exclusivo de engenheiro, e sim do conjunto dos servidores públicos. Por isso a importância de fortalecendo junto às outras organizações”, explica engenheiro civil Valter Fanini, diretor-secretário adjunto do Senge que representa o Sindicato no Fórum.

A atuação do Senge no Fórum se dará especialmente no Grupo de Trabalho sobre Previdência. “Nossa intenção é fortalecer a defesa da saúde financeira do sistema Paraná Previdência, que vem sendo ameaçado de extinção, ou de transferência de seus fundos para outras finalidades”, aponta Fanini.

O Senge fará uma reunião com os engenheiros servidores públicos estaduais para dialogar sobre as principais ameaças à carreira e também para apresentar as iniciativas do FES e do Sindicato no campo jurídico e das mobilizações.

Próximos passos da mobilização

Valter Fanini e o presidente do Senge, Carlos Roberto Bittencourt, participaram de uma reunião do FES, no 19 de julho, quando foram debatidos os próximos passos da luta pela defesa dos direitos dos servidores.

37587405_819642074895959_7120710242354069504_n

A partir do dia 7 de agosto, quando os deputados estaduais retornam do recesso, os sindicatos retomaram as mobilizações na Assembleia Legislativa do Paraná.

Confira o que foi programado para o mês:

• 07 de agosto, terça-feira: Mobilização no retorno da ALEP
  • 10 de agosto, sexta-feira: Dia nacional do basta
  • 14 de agosto, terça-feira, às 9h – ParanaPrevidência – Audiência Pública no Plenarinho da ALEP
  • 30 de agosto, segunda-feira: Ato unificado de descomemoração do dia 30 de agosto, quando os professores estaduais sofreram repressão do governo Álvaro Dias.

O que é o FES

A carreira dos servidores públicos têm algumas especificidades quando comparada a dos trabalhadores que estão sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Um das principais diferenças é não ter Acordo Coletivo. Os benefício e reajustes dos servidores estaduais deve ser aprovado pelo Governo e encaminhado à Assembleia Legislativa para se tornar lei.

Para fortalecer a capacidade de mobilização e reivindicação, os sindicatos representantes das diversas categorias de servidores uniram esforços na criação do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Estaduais (FES), em outubro de 1989.

Atualmente o FES é composto por 20 entidades sindicais, e representa mais de 200 mil servidores públicos do Paraná. A coordenação estadual é formada por Marlei Fernandes de Carvalho (APP-Sindicato), Donizétti Aparecido Rosa da Silva (Sindiseab) e José Maria de Oliveira Marques (Sinteemar)