Sindicatos cobram Copel diante de contaminações pela variante Ômicron

Empresa mantém retorno presencial, mesmo com a crise de saúde

Copel atualiza protocolos de combate à pandemia
17.JAN.2022

As entidades sindicais e a Copel se reuniram para debater assuntos de interesse da companhia. Entre eles, o aumento de casos confirmados de Covid-19 no começo do ano com o retorno presencial e os impactos da variante ômicron. A empresa confirmou aumento de quase 1000% na média móvel dos últimos 14 dias. Mesmo assim, a companhia descarta mudança no protocolo de trabalho. Atualmente, a Copel tem cerca de 850 empregados no trabalho presencial.

Segundo a empresa, para aumentar o combate, o Comitê de Crise com as entidades está sendo reativado. A Copel ainda argumenta que o movimento de casos tem sido acompanhado diariamente. A Copel compara o crescimento de casos da empresa em relação a disparada de contaminações que ocorrem no Paraná. Para a direção da Copel, a alta taxa de vacinação e a “baixa” letalidade da variante ômicron são elementos que corroboram a manutenção do trabalho presencial adotado no começo do ano.

“Talvez a gente esteja mais seguro na Copel do que no shopping, supermercado, praia, entre outros. Não vislumbramos que o retorno tenha sido precipitado. A gente está na velocidade que a sociedade está operando”, disse o representante da Copel.

Os sindicatos fizeram questionamentos às medidas atuais e antigas adotadas pela companhia. Também informaram que muitos dos casos irregulares ocorrem por omissão de gerências da empresa em fornecer equipamentos e incentivar o correto cumprimento dos protocolos. As entidades também abordaram as filas no restaurante, a quantidade de álcool gel na empresa, se anti vacinados podem frequentar o ambiente de trabalho e se contaminados podem acessar o KM3.

Segundo a Copel, existem 55 pontos com álcool gel, além de uma higienização constante dos pontos de trabalho. Com relação ao bloqueio dos acessos, todos os setores estão informados e os casos ativos devem ser impedidos de frequentar o local de trabalho, embora não haja bloqueio de acesso (bloqueio de crachá na catraca ou de acesso à rede de computadores). Sobre os não vacinados, não há qualquer bloqueio de acesso.

Casos de Covid-19 dispararam no Paraná e na Copel. Fonte: Boletins Copel e SESA

SURTO E PREVENÇÃO

Após o surto do começo do ano, a Copel está realizando novas abordagens para combater o vírus. Entre elas, a divulgação de uma cartilha para os funcionários, um Aplicativo para fazer reservas no restaurante, além de aumentar as medidas de higiene.

Na semana passada, o aumento de casos foi de 67,7%, sendo 139 casos novos em apenas uma semana. Atualmente, na Copel, são 175 casos ativos, o que obriga a afastar estes trabalhadores. Por outro lado, não há internamento ou mortes no período.

No acumulado de 2022, o aumento de casos é de 974% na média móvel dos últimos 14 dias. Além dos casos ativos, ainda existem 189 casos em investigação, sendo que 58 convivem com pessoas com casos confirmados. A Copel tem 92% de seus funcionários com a imunização completa.

Começo do ano com disparo de casos. Fonte: Boletim Copel

NOVAS AÇÕES

Diante do aumento de casos promovido pela variante ômicron, a Copel ampliou as ações de prevenção e combate à pandemia. O novo protocolo está sendo implementado a partir de agora. São adequações e alterações no protocolo em vigor.

O Coletivo Sindical da Copel abriu um Canal de Denúncias para que os funcionários possam apontar o descumprimento dos protocolos de distanciamento e higiene dentro da empresa. É garantido o anonimato para quem faz a denúncia.

Desde que abriu o meio, diversas denúncias chegaram apontando desrespeito às normas. As fotos mostram não uso de máscara, janelas fechadas e falta de limpeza constante nos ambientes de trabalho, principalmente banheiros sujos. Os relatos, por sua vez, demonstram que o uso de máscara ainda não ocorre de forma automática e majoritária pelos empregados. Há relatos de gerentes que não afastam as pessoas que tiveram contato com casos “positivos” de Covid por não “apresentarem sintomas”. Também há denúncias de mesas com distanciamento menor que 1 metro, mantendo empregados muito próximos uns dos outros.

Mecanismo semelhante é adotado – e reforçado – pela empresa após questionamento feito por sindicatos. Ele trata o tema como “Caça ao risco – Covid-19”  e diz que é possível identificar o uso incorreto de máscara ou desrespeito aos protocolos de prevenção.

Entre as novas ações estão um portal de informação e um aplicativo que agenda o horário de almoço no restaurante da Copel, no KM3. O uso do aplicativo é incentivado, embora não seja obrigatório. Da mesma forma, não há controle de acesso ao restaurante, confrontando reservas com os presentes. A empresa fará isolamentos nas mesas, vai retirar cadeiras bloqueadas e vai aumentar os caixas para pagamento.

Empresa reforça medidas de distanciamento. Fonte: Boletim Copel

PROTOCOLO DE QUARENTENA

A empresa atualizou o protocolo de afastamento dos funcionários com casos confirmados e ativos. Ela se adapta às orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde:

• Isolamento por 5 dias: vale para pacientes sem sintomas respiratórios ou febre nas últimas 24 horas. É necessário fazer um teste negativo para sair do isolamento;
  • Isolamento de 7 dias: para sair no 7º dia, basta não ter mais sintomas. Não é preciso testar;
  • Se no 7º dia ainda tiver sintomas, o paciente pode fazer o teste e, se der negativo, sair do isolamento. Em caso de teste positivo, o isolamento continua até o 10º dia;
  • Após o 10º dia, se não houver mais sintomas, o paciente sai do isolamento sem necessidade de teste.
Clique na imagem e confira