Sindicatos e servidores protocolam novo projeto das carreiras da Adapar

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
25.NOV.2021

O novo Anteprojeto de Lei (APL) das carreiras da Adapar foi encaminhado, via ofício, ao presidente da Agência, Otamir Cesar Martins, na tarde de quarta-feira (24). O documento é fruto do trabalho conjunto realizado entre os sindicatos: Sindefesa-PR, Senge-PR, Sintag-PR e Sindivet-PR, com participação ativa do GT do APL dos Servidores, Comissão de Negociação do APL e Greve e Comissão de Valorização dos Servidores.

O Novo APL passou pelo crivo das consultorias jurídica e econômica, contratadas pelo Sindefesa, e foi revisado por todas as entidades e grupos de servidores. Na avaliação das entidades, o documento entregue já havia sido exaustivamente discutido e aclamado pelos servidores e suas respectivas entidades de classe, por isso, foi possível entregá-lo à diretoria em menos de uma semana.

Os principais pontos são:

✔️ Denominação dos cargos, conforme o APL original: Auditor Fiscal da Defesa Agropecuária; Agente de Fiscalização da Defesa Agropecuária; Agente Administrativo da Defesa Agropecuária; Assistente Administrativo da Defesa Agropecuária;

✔️ inclusão das competências de cada cargo, que não estavam contempladas no APL da diretoria;

✔️ inclusão de avaliação de desempenho de estágio probatório, cujos detalhes poderão ser normatizados posteriormente por Portaria da Adapar;

✔️ enquadramento dos servidores na nova carreira por tempo de serviço e não por remuneração;

✔️ Inclusão automática dos servidores do QPPE na nova carreira, a não ser que se manifestem contrários;

✔️ inclusão de poder de polícia para os agentes de fiscalização (técnicos agrícolas);

✔️ tabela de remuneração, exatamente como foi aprovada pelos servidores na 7ª Assembleia Geral dos Servidores da Adapar e Sindefesa-PR.

Manutenção do Anteprojeto

🔎 Possíveis modificações no Novo APL deverão ser transparentes e tratadas em conjunto com os sindicatos, comissões e direção da Adapar, visando um documento acordado e único a ser encaminhado via e-protocolo à SEAB.

“Ficou demonstrado que sempre estivemos abertos ao diálogo, mas fomos interrompidos por um Projeto que havia sido entregue para tramitação imediata, sem que os principais envolvidos  participassem de seu desenvolvimento”, dizem as entidades.