Sindicatos entregam à OAB-PR pedido de anulação da licitação do transporte

21.OUT.2013

O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Ulisses Kaniak, juntamente com representantes do Sindiurbano, APP-Sindicato, APUF e Bancários de Curitiba, entregaram, nesta segunda-feira, 25, ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Juliano José Breda, estudo jurídico (http://bit.ly/19o4bKe) encomendado pelos sindicatos que aponta indícios de irregularidades no processo licitatório do transporte público de Curitiba.
Os cinco sindicatos pedem a anulação da licitação por considerar que não houve concorrência.

Sindicatos pedem anulação do processo licitatório por ausência de concorrência.

A denúncia será entregue ao Superintendente e ao Procurador Geral do Conselho com base em indícios de irregularidades no processo licitatório, entre elas, a predominância de pessoas de uma mesma família (26 de sobrenome Gulin) como sócias ou administradoras de uma ou mais sociedades que participaram da licitação. Na documentação a ser entregue ao CADE serão anexadas ainda cópias de decisões judiciais pela anulação de licitações em Brasília, Guarapuava e Apucarana por possível esquema envolvendo a Logitrans, o escritório Guilherme Gonçalves & Sacha Reck Advogados Associados e empresas de ônibus dos grupos Constantino e Gulin, esta última dominante no sistema de transporte em Curitiba e presente nas concorrências do interior do Paraná e da Capital Federal.
No último dia 14, os cinco sindicatos entraram com representação no Ministério Público do Paraná pela anulação da licitação do transporte de Curitiba por ausência de concorrência. Documento com indícios de irregularidades no processo licitatório foi entregue ao procurador geral de Justiça, Gilberto Giacoia.
O estudo jurídico encomendado pelos sindicatos, que indica vícios e possível ausência de concorrência na licitação do transporte de Curitiba também foi entregue ao secretário de governo da Prefeitura, Ricardo Mac Donald Ghisi, no último dia 1° de outubro e ao presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte Público, na Câmara Municipal de Curitiba, Jorge Bernardi, no dia 3 deste mês.