Sindicatos unificam pautas dos trabalhadores da Copel para o ACT

27.JUL.2016

O Senge e demais sindicatos do Coletivo Sindical da Copel debatem nesta quarta-feira (27) a unificação da pauta de reivindicação dos trabalhadores da estatal para as negociações salariais deste ano. O documento, reunindo os pleitos dos engenheiros de demais categorias, será protocolado na empresa na próxima semana.

As reivindicações dos engenheiros foram reunidas pelo Senge após pesquisa online com a categoria e assembleias realizadas nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26) em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Unificada, a pauta contém reivindicações de representados pelo Senge e mais seis sindicatos na Copel

Na pesquisa do Senge, os engenheiros indicaram como principais itens nas negociações do ACT 2016/17 o aumento real nos salários, aumento do abono e avanços no acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

O aumento real foi apontado como prioridade por 34% dos 150 profissionais participaram do levantamento online. Na sequência, vem o abono salarial (21%), PLR (19%), vale-alimentação (16%) e cláusulas sociais (10%).

Nas respostas abertas, além da confirmação das prioridades dos itens citados, foram ainda indicadas como sugestões de pautas o retorno do anuênio, restruturação de plano de carreiras com vistas a promover a valorização por antiguidade, pagamento de dupla função, extensão do auxílio-creche para os homens e equidade de gênero em cargos gerenciais.

IMG_9991

Participam da reunião representando o Senge o diretor financeiro e copeliano, Leandro Grassman, e o copeliano, ex-presidente do Sindicato e diretor de negociação coletiva da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Ulisses Kaniak.

Confira abaixo mais alguns dados da pesquisa realizada pelo Senge com os engenheiros da Copel – A expectativa com as negociações, no entanto, se concentra no meio do caminho para pouco mais de 46% dos engenheiros que participaram da pesquisa. Pouco mais de 5%, é o que pende as expectativas de um acordo melhor em comparação aos aguardam uma proposta ruim.

Nas respostas abertas, a principal preocupação para um resultado ruim nas negociações é o cenário político-econômico nacional. Na outra ponta, foram ressaltados nos pontos positivos para a negociação deste ano os ótimos resultados financeiros da empresa e a revisão tarifária.

Com relação as negociações do ano passado, as avaliações são mais positivas às conquistas, sendo que 50% dos engenheiros avaliaram como regular, e 30% entre ótima e excelente. A avaliação também foi positiva quanto a comunicação do ACT anterior, concentrando 75% das indicações entre regular e excelente.

Quanto as plataformas de comunicação, o boletim eletrônico foi o indicado como prioritário, com 45% , seguindo do Blog do Coletivo, com 21%, do Whatsapp (17%), Facebook (12%) e, na lanterna, o boletim impresso, com indicação de apenas 5% dos participantes da pesquisa.