Trabalhadores aceitam proposta da Copel para ACT 22/23

Negociação coletiva chega ao fim nesta quinta-feira, 19; ACT tem validade de dois anos

Entrada da Copel KM3. Foto: Divulgação
19.JAN.2023

Com o aceite da proposta da Copel para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 22/23, a negociação coletiva chega ao fim nesta quinta-feira, 19. Foram 4.656 votos no total, e o sim venceu com uma maioria de 2.945 votantes, representando 63,25% dos votos válidos. Confira todas as informações sobre a apuração aqui.

O ACT prevê, conforme deliberação em Assembleia Geral Extraordinária da categoria, o desconto da contribuição de custeio negocial, estabelecida em R$100 por beneficiário do Acordo. A taxa não será descontada dos trabalhadores associados ao Sindicato.

Existe a possibilidade de oposição à contribuição, que deve ser feita entre os dias 20 e 30 de janeiro. O trabalhador deve manifestar sua oposição através de uma carta a ser entregue ao Senge-PR, contendo nome completo, CPF, RG, número do CREA e assinatura de próprio punho. A carta precisa ser apresentada pessoalmente na sede do Senge, em duas vias manuscritas. Nossa sede está localizada na Rua Marechal Deodoro, 630 – 22º andar – Conj. 2201 – Centro Comercial Itália – CEP: 80010-010. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30. Serão aceitos também envios via Correio, sendo válida a data do carimbo da postagem.

É importante observar que o Acordo Coletivo de Trabalho tem validade de dois anos. Embora não haja previsão de discussão de itens de ordem econômica em 2023, as entidades sindicais participam de reuniões quadrimestrais com a Copel para acompanhar itens administrativos. Portanto, a carta de oposição é válida para o primeiro ano do acordo. Um novo período de oposição será aberto em 2023.

A contribuição negocial não será cobrada dos trabalhadores filiados ao Senge-PR. Se você não é nosso sócio, considere autorizar o desconto. É este recurso que garante que a entidade tenha fôlego para manter negociações coletivas e acompanhar pautas importantes para os copelianos e copeliadas, como a privatização da Companhia. Você também pode considerar filiar-se ao Senge. Nós oferecemos uma variedade de benefícios para nossos associados, que vão de assistência jurídica com custos reduzidos a descontos em cursos de aperfeiçoamento profissional. Saiba mais aqui.