Trabalhadores da Cohab entram em greve nesta quinta-feira

17.AGO.2015

Os funcionários da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) entrarão em greve nesta quinta-feira (20) pelo não atendimento ao pedido de manutenção do acordo coletivo com correção da inflação de 8,76%.

Dos 175 trabalhadores que participaram da assembleia desta segunda-feira (17), 108 definiram pela aprovação da greve.

A paralisação, por tempo indeterminado, foi definida em assembleia do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) e demais sindicatos nesta segunda-feira (17), e deve atingir a 100% dos serviços. A aprovação contou com 105 votos dos 175 funcionários da Cohab que participaram da assembleia.

A negociação com a empresa vem se estendendo desde o início de junho sem avanços por parte da Cohab. Em assembleia do último dia 4 de agosto, os funcionários já haviam recusado proposta da empresa, que previa redução de benefícios dos trabalhadores garantidos em acordos anteriores, como o pagamento de valor equivalente a um bloco e meio de vale-alimentação.

Em assembleia do último dia 4 de agosto, os trabalhadores já haviam demonstrado a insatisfação com as negociações, recusando a proposta da empresa de retirada de benefícios.

Em nova oferta a Cohab retrocedeu às negociações com os sindicatos, propondo outra redução do valor referente ao vale-alimentação, além de retirada da extensão do reajuste de 8,76% para os demais itens do acordo coletivo, mantendo apenas para os salários.

leandro
Para o diretor do Senge-PR, Leandro Grassmann, a nova recusa dos trabalhadores à proposta da empresa e a aprovação da paralisação deve ser enfrentada pela Cohab como uma resposta à necessidade de avanços nas negociações.

“A diretoria da Cohab tem se demonstrado irredutível ao longo da negociação com os sindicatos. Enquanto os funcionários se demonstraram sensíveis ao momento de cortes de gastos no município, pedindo apenas a manutenção do acordo com a reposição inflacionária, a empresa continua batendo, em todas as propostas, na redução dos direitos dos funcionários”, afirma Grassmann.

Na próxima quarta-feira (19) os sindicatos realização nova assembleia com os trabalhadores da Cohab para definir ações da greve.

Na próxima quarta-feira (19), os funcionários da Cohab realizarão nova assembleia para definir as formas de atuação na greve e as manifestações em frente a sede da empresa em Curitiba e nas regionais. A assembleia será conduzida pelo Senge-PR, pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SindArq), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícia, Informações, Pesquisas e em Empresas Prestadoras de Serviços do Paraná (Sindaspp) e pelo Sindicato dos Assistentes Sociais do Paraná (Sindasp).