Um vibrante engenheiro

Senge-PR lamenta o falecimento do ex-presidente da entidade e do Senge, Soares

Luiz Carlos Correa Soares, 87 anos
17.ABR.2021

Um vibrante e incansável lutador. A engenharia paranaense e brasileira perdeu nesta madrugada um de seus principais defensores e entusiastas. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) lamenta profundamente o falecimento de Luiz Carlos Correa Soares, 87 anos, que foi engenheiro eletricista aposentado da  Copel, sócio da entidade desde 03/10/1978 e remido desde 2003.

Soares, como era conhecido, foi diretor do Senge-PR em várias gestões e presidente de 1993 a 1996. Ele foi fundador e primeiro presidente da Fisenge – Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, em 1991. Também foi diretor da Federação por várias gestões.

Ele tinha câncer no intestino e nos rins e faleceu dormindo, no hospital, onde estava internado desde a última segunda-feira (12). A diretoria do Senge-PR estava acompanhando seu estado de saúde e orando pela recuperação, o que, infelizmente, não foi possível.

O engenheiro Samir Jorge lamentou a perda do amigo e colega. “Grande Soares, combateu um excelente combate, terminou a corrida, guardou a fé. Agora está reservada a coroa da justiça, que o Senhor justo lhe dará neste dia, mas não somente a ela, mas a todos que acompanharam sua luta. Vivas ao Soares”.

Também lamentou a perda o engenheiro José Ricardo de Faria. “Lamento muito. Vou me lembrar do Soares como uma grande figura, incansável e sempre presente nas atividades do Senge e da Fisenge”.

Vibrante engenheiro

Soares tinha grande atuação na defesa da engenharia em diversas áreas da classe. Ele foi assessor da Presidência do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, de 2006 a 2008, coordenador de projetos do Senge-PR de 2009 a 2011 e foi assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência do Crea-PR, onde desenvolve estudos sobre o desenvolvimento infra-estrutural, econômico e social do Paraná, com vistas ao futuro do estado e sua integração na região do Mercosul.

A diretora do Senge, Gislane Lara, confortou a família. “Meus sentimentos à todos, uma grande perda. Que Deus conforte os amigos e os familiares”. Já Raiger Alves disse “que Deus o receba com festas. Uma grande pessoa, participativo, alegre e inteligente. Fará falta no SENGE. Que Deus conforte toda a família e amigos 😔🙌🙏🏼”.

O primeiro presidente da Fisenge e um dos sócios remidos, ou seja, que completou ciclo de colaboração com o Senge-PR, já havia recebido prêmio Cidade de Curitiba (Cidadão Curitibano) em 1996 e era participante em movimentos e fóruns nacionais e internacionais sindicais, sociais e de atividades profissionais. Era analista de assuntos político-profissionais nas áreas tecnológicas e de assuntos político-econômicos-sociais no Brasil e no mundo e autor de livros, teses, textos e artigos sobre esses temas.

Para o ex-presidente do Senge-PR, Carlos Bittencourt, ele foi fundamental para o sindicato retomar uma linha mais em defesa da engenharia paranaense e brasileira. “Conheci o Soares na primeira gestão do Senge quando foi retomado por uma linha progressiva,  teve uma participação destacada no Sindicato e na fundação da Fisenge. Soares era polêmico e gostava de um bom debate, deixando saudades”, sentiu.

Velório

O velório de Soares vai ser no cemitério municipal São Francisco de Paula, capela 2, das 16h às 20h. Ocasião em que o Senge-PR presta os sentimentos a esposa e familiares.

Soares | Bagé, 13/12/1934 – Curitiba, 16/04/2021.