Utilização do BIM aumenta eficiência de projetos na construção civil e reduz custos

Palestra no Senge-PR apresentou a utilização do software REVIT em projetos

12.MAR.2020

Aconteceu no Senge-PR uma palestra gratuita sobre o software REVIT e sua aplicação em projetos BIM. A formação foi ministrada pela Engenheira Civil Luciana de Oliveira Lima, mestre em engenharia civil e pesquisadora do BIM há cinco anos. O curso foi direcionado aos engenheiros; arquitetos; tecnólogos e técnicos das diversas áreas, que trabalham direta ou indiretamente com projeto e execução de obras e outras atividades afins, e que necessitem compreender o BIM e entender as aplicações do REVIT nas suas atividades.

Em maio de 2018 o Governo Federal lançou a Estratégia BIM BR, que tem por finalidade “promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País”. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Modelagem da Informação da

Construção ou Building Information Modelling (BIM) tem se consolidado como um novo paradigma para o desenvolvimento de empreendimentos de arquitetura e de engenharia, considerando todo seu ciclo de vida, desde a concepção do projeto, o acompanhamento e controle de obras e a realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura.

O sistema BIM tem como objetivos “assegurar ganhos de produtividade ao setor de construção civil, proporcionar ganhos de qualidade nas obras públicas, contribuir com ganhos em sustentabilidade por meio da redução de resíduos sólidos da construção civil, reduzir prazos para conclusão de obras, estimular a redução de custos existentes no ciclo de vida dos empreendimentos”, entre outros.

Na palestra, além de elucidar o BIM, a Engenheira  Civil Luciana de Oliveira Lima demonstrou como o software REVIT se encaixa no BIM, quais as suas funcionalidades e como os projetos e escritórios são impactados.

Impulsionar a construção civil

Segundo pesquisa e estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2018,  9,2% das empresas do setor da construção já implantaram o BIM na sua rotina de trabalho. Estas empresas correspondem, hoje, a 5% do PIB da Construção Civil. A meta do Governo Federal é elevar em 10 vezes e elevar em 28,9% o PIB da Construção Civil”.

:: Clique aqui e conheça a Estratégia BIM