96% dos engenheiros da Itaipu aprovam proposta de ACT

Diretoria avalia que se “estancou a sangria” da perda de direitos e a garantia de reposições inflacionárias

Foto: Alan Santos/PR
Comunicação
04.OUT.2021

Neste ano de 2021, as negociações para renovação do ACT em Itaipu foram diferentes. Já sob os efeitos do Aditivo 1, prorrogando o ACT vigente até 31 de outubro de 2022, e agora com o Aditivo 2, que prorroga o ACT até outubro de 2023. 

Na avaliação dos dirigentes de Foz do Iguaçu, embora “congele” a situação com inúmeras perdas de direitos e conquistas, pelo menos “estanca a sangria”, diante de um clima bastante tenso e desfavorável para buscar restabelecer os direitos perdidos e seguir na direção de novas conquistas. 

O fator positivo é que ficam garantidos abonos salariais de 1,3 Remunerações Básicas para 01/11/2021 e 01/11/2022. E ainda, quanto aos reajustes de salários, há um diferencial. Está tradicionalmente previsto e mantido que as reposições inflacionárias ficam garantidas até o próximo período de vigência do ACT, de 01/novembro/2023 até 31/outubro/2024, corrigidos integralmente pelo IPCA a cada ano. 

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 30/09/2021, a proposta foi aprovada por 96% dos presentes. Também nesta Assembleia foi aprovada uma “nova fórmula” para recolhimento da antiga Taxa Assistencial, extinta unilateralmente pela Itaipu.

Senge Solidário

Foi estabelecida uma contribuição voluntária, a título de Custeio Negocial e Filantrópico. O valor aprovado é de R$ 200,00 destinados ao Senge-PR, acrescidos de qualquer outro valor, cujo excedente será convertido em cestas básicas e doados a instituições assistenciais e filantrópicas.

Próximas negociações

Espera-se que em outubro de 2023 haja um clima mais favorável para uma verdadeira mesa de negociações e não sob o clima de ameaças que tem caracterizado o ambiente em Itaipu nos últimos anos. Diante do cenário geral, e em termos relativos, está de bom tamanho. 

Luta que segue.

Voltar a Notícias