Agricultura familiar e agroecologia ganham destaque no Show Rural com apoio do Governo Federal

MDA e Itaipu celebram convênio que beneficia diversos setores

06.FEV.2024

A Agricultura Familiar e Agroecológica ganham destaque nesta edição do Show Rural Coopavel, em destaque. Com a presença do Governo Federal, diversos acordos e ações estão sendo desenvolvidos. O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Social, Paulo Teixeira, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Leila Klenk, e da deputada estadual Luciana Rafagnin e federal, Elton Velter.

Mary Stela Bischof, engenheira agrônoma e mestre em meio ambiente e desenvolvimento pela UFPR, celebrou o evento.Ela participou do selo de Agricultura da Família promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. “A entrega do selo é muito importante para o reconhecimento e desenvolvimento da agricultura e dos agricultores”, comenta a engenheira.

O Selo Nacional da Agricultura Familiar – SENAF identifica os produtos da agricultura familiar no Brasil. Todos os agricultores familiares, com inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) podem solicitar de forma gratuita. A possibilidade de solicitar e renovar o Selo Nacional da Agricultura Familiar – SENAF é feita por meio do Sistema Vitrine da Agricultura Familiar.

Acordo com Itaipu

No evento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Itaipu Binacional firmarão Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O objetivo é de fomentar ações para a promoção e o fortalecimento de arranjos produtivos da sociobiodiversidade e de plantas medicinais, aromáticas e condimentares para agricultores familiares, extrativistas, povos e comunidades tradicionais.

O acordo, em uma perspectiva Agroecológica, se alinha à Política Nacional de Plantas Medicinais, ao Programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade, ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e às Políticas Públicas de fornecimento de insumos vegetais para os mercados públicos, como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e privados.