Assembleia nesta quinta (25) avalia proposta do CREA para data-base

22.ABR.2019

Ocorre nesta quinta-feira (25), a partir das 10h45, uma assembleia conjunta do Senge-PR e Sindifisc-PR para avaliação das propostas do CREA Paraná. Os engenheiros discutem os itens referentes à da data-base do Acordo Coletivo de Trabalho que vigora até 31 de março de 2020. A votação ocorre após os associados avaliarem os 13 tópicos que tratam de questões financeiras, trabalhistas, de saúde do trabalhador e direitos. A posição da categoria será colhida por meio eletrônico disponibilizado pelo conselho, através do sistema informatizado.

Além de manter a abrangência para todos os empregados, o CREA Paraná garantiu a correção salarial em 100% do INPC referente ao período de abril de 2018 a março de 2019. Isso representa reajuste de 4,67% conquistado após rodadas de negociações. O mesmo índice também foi mantido para Vale Alimentação e Refeição, Auxílio Creche e o Auxílio Filho (opcional). Nesse quesito, é considerado avanço a fixação de 22 dias por mês para o pagamento do VA e VR.

O CREA também propôs o pagamento de abono salarial de R$ 1,250 mil para aqueles contratados com mais de seis meses e mediante meritocracia. A intenção do Conselho era cortar completamente esse valor, mas foi mantido durante as mesas de negociação e os esforços das entidades.

Ainda em questões financeiras, o CREA propõe aos seus associados o “reajuste de 10% no valor do Tecnoprev”. Esse valor pode ser considerado como uma conquista da negociação feita pelos sindicatos, afinal, trata-se de reajuste acima da inflação em contrapartida ao objetivo do Crea-PR de promover alterações no plano de previdência privada.

Ausências
Com relação a licenças de casamento ou luto, fica estabelecido que o CREA só considere como dias de trabalho os períodos definidos em lei para licença casamento e licença luto. Com relação a ausências legais, foi solicitado pelo Conselho a unificação dos itens “a” e “b” da cláusula 32 do atual acordo coletivo, sendo que no novo acordo será previsto a ausência devido a atestado médico de filhos. O novo item da cláusula terá o limite de 2 dias.

Quanto ao recesso de final de ano (semana de revezamento), o mesmo foi desvinculado do programa desafios e méritos, sendo a compensação dos dias não trabalhados negociada diretamente com os gerentes regionais e de departamentos de acordo com as regras do banco de horas. Já a concessão da APIP, será vinculada a partir do novo acordo coletivo ao programa desafios e méritos, sendo autorizados 3 dias de APIP.

Outros assuntos
Os associados também vão deliberar sobre auxílio combustível, reembolso para vacina, inclusão da previsão de coparticipação na cláusula do Plano de Saúde e grupo de trabalho sobre o tema, assim como congelamento do anuênio. “Considerando a decisão do CREA de congelar o anuênio desde o mês de Abril 2019, foi conquistado pelos sindicatos durante a negociação que esse congelamento ocorra somente após o mês de Dezembro de 2019, sendo o valor dos anuênios que cada funcionário já tem transformados na ATSI que será corrigido de acordo com a política salarial e negociações dos próximos acordos coletivos”.

A votação tem início às 13h00 do dia 25 e se encerra às 13h00 do dia 26.

Assembleia data-base engenheiros CREA Paraná

PROGRAME-SE
Assembleia data-base engenheiros CREA Paraná
25 de abril
Sede do CREA-Pr, na Rua Drº Zamenhof, nº 35, bairro Alto da Glória.
10h45 Análise proposta
13h00 Início votação eletrônica