Ato unificado na segunda (1) cobra negociação sobre a data-base

28.JUN.2019

SENGE_GREVE_VITRINE-SITE

Os 22 sindicatos que integram o Fórum de Entidades Sindicais (FES) e as associações representantes de policiais civis e militares estão convocando para a próxima segunda-feira (1/7) um grande ato unificado em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. O grupo partirá em caminhada da Praça Santos Andrade até a sede do Poder Executivo, no Centro Cívico.

O objetivo é intensificar a pressão sobre o Governo do Estado, diante da falta de resposta sobre o pagamento da data-base para o funcionalismo público. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), entidade ligada ao FES, apoia o ato e convoca todos engenheiros estatutários e aposentados a participar da mobilização.

Negociação
Nesta semana, o governador Ratinho Júnior (PSD) determinou o cancelamento de uma reunião que estava marcada com o comando da greve dos servidores públicos para buscar negociar a reposição da inflação. Para a coordenação do FES, a decisão do governador demonstra, mais uma vez, sua falta de interesse em dialogar com os servidores(as) e buscar uma solução para a greve.

Cresce a mobilização
A greve dos servidores públicos continua aumentando a adesão das categorias do funcionalismo estadual. O levantamento do Sindicato dos Professores é de que 85% das escolas estaduais estão paradas parcial ou totalmente. Nessa semana, docentes e funcionários de diversas universidades estaduais também cruzaram os braços. Somados aos agentes de segurança, profissionais da saúde e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB).

A pauta
A mobilização reivindica o pagamento da reposição salarial de 4,94%, referente a inflação dos últimos 12 meses. Os trabalhadores estão com os rendimentos congelados desde 2016. As perdas acumuladas passam de 17%. O prejuízo é equivalente a não receber mais de dois meses de salário por ano.

Programe-se
Ato Unificado pela data-base
1º de julho (Segunda-feira)
Praça Santos Andrade